Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

12
Jun17

À Descoberta #4 - M&M Mercantina

Na passada sexta-feira, depois de um dia de calor abrasador em que estive agarrada ao computador para ver se - finalmente! - termino o trabalho final do curso, senti que tinha que sair de casa e aproveitar o final de tarde que se adivinhava tão bom. Era isso ou começar a bater com a cabeça nas paredes. Convidei uma amiga e o meu Rapaz e fomos experimentar um espaço muito recente aqui para os nossos lados - mais propriamente na Malveira - chamado M&M - Mercantina

 

Já foram vários os nossos amigos que foram experimentar este novo sítio e confesso que desde o primeiro dia que as fotos partilhadas nas redes sociais me deixaram de água na boca. O dia chato de trabalho foi a desculpa perfeita para finalmente irmos até lá experimentar. Se as fotos deixam qualquer um de água na boca, imaginem lá ir. 

 

 

Primeiro, comecei por perder a cabeça com a decoração do espaço. Todo o ar rústico muito bem conseguido e com muito gosto, para além de fofinho, dá um ar muito acolhedor à sala de refeições e à pequena esplanada. As madeiras e os tons quentes dominam o ambiente da Mercantina e tudo ali parece pensado ao pormenor. Os copos só os há se escolherem beber um bom vinho - que vem dentro dum regador! - porque fora isso, os sumos são servidos em frascos ou até em lâmpadas! Cada mesa tem a sua garrafa de vinho que, totalmente despida, serve de jarra para as flores secas que alegram cada mesa.

 

Por falar em mesas, graças a todos os santinhos que a Mercantina não comete o erro de muitos novos sítio com o conceito de "um copo e um petisco": encher a sala de mesas, para conseguir enfiar - é mesmo o termo certo - o maior número de pessoas possível. Depois, ninguém consegue conversar e tem que se pedir licença sempre que se quer ir à casa de banho. A Mercantina, não tendo uma grande área, tem a lotação ideal que permite que, quer se escolha a esplanada ou a sala, seja sempre possível relaxar e ter um bom momento rodeado de boa comida, boa bebida, e bons amigos. 

 

20170609_181656120_iOS.jpg20170609_182713866_iOS.jpg

 

Depois, como vocês já sabem, veio a minha parte favorita: a comida. Não sabíamos muito bem se queríamos petiscar ou fazer uma refeição, por isso obtámos por um meio termo: pedir as duas coisas. Numa ementa de petiscos que toda a gente gosta - ovos com farinheira, caracóis, salada de polvo - mandámos vir uma dose de moelas que estavam uma maravilha - eu nem gosto muito e fartei-me de comer, por isso vejam. Ainda nos petiscos escolhemos também uns ovos com farinheira com os quais me deliciei. Tanto um petisco como o outro vieram muito bem servidos, tanto em quantidade como em qualidade e apresentação. 

 

As moelas recheavam um belo dum pão saloio. Escusado será dizer que não sobraram nem moelas nem uma migalha de pão, porque este tem a vantagem de ficar completamente ensopado no molho das moelas. Uma perdição. Por sua vez, os ovos vieram dentro do que parecia ser um tachinho de brincar. A acompanhar, um saquinho - literalmente, era mesmo um saco - de pão. Se por um lado dava pena comer para não estragar os empratamentos tão bem pensados, por outro, depois de se provar, já nem nos lembrávamos dessa pena. 

 

20170609_183915729_iOS.jpg20170609_183927337_iOS.jpg

20170609_200203185_iOS.jpg

 

Na parte da ementa dedicada às refeições escolhemos dois "pregos". Aqui, que se faça atenção às aspas porque não é um prego como os que se comem nos arraiais de verão. Pedimos o Prego com Queijo e o Prego M&M. Ambos vinham servidos em bolo do caco e este último - que eu comi - vinha ainda presenteado com um ovo estrelado. Tive que comer de faca e garfo por causa do ovo e de forma a não fazer má figura, mas só por causa disso, porque a carne para além de muito bem temperada, era super macia. Ambos os pratos vinham ainda acompanhados por um cestinho de batatas fritas normais e doces - que foi ótimo, porque nunca tinha tido oportunidade de provar batata doce - e um molho de alho. 

 

20170609_184742042_iOS.jpg20170609_184818369_iOS.jpg

 

Foi com pena nossa que não experimentámos nenhuma das sobremesas, mas visto que ficámos com muita vontade de lá voltar e ainda por cima temos a sorte de morar tão perto da Malveira, decidimos guardar algumas novidades para experimentar na nossa próxima visita que certamente não tardará muito. O atendimento, ainda que feito com todo o profissionalismo, dá ao cliente a sensação de que estamos a ser tratados como amigos que vão visitar outros a casa deles. Tudo no M&M Mercantina faz o cliente sentir-se bem e não é só no que toca ao estômago. 

 

Depois de comermos e bebermos as nossas imperiais e limonadas, seguiram-se horas de conversa. Começaram a chegar mais e mais amigos, daqueles encontros sem ser preciso combinar nada, e ali ficámos. No ambiente que convida ao convívio, cheira-me que a M&M - Mercantina se vai rapidamente tornar no local de eleição para se estar bem à volta da mesa. Não se esqueçam de vir aqui à zona saloia e experimentarem este novo espaço. Acreditem que vão querer voltar.

 

Andar à descoberta é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

1 comentário

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.