Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

08
Mar17

Feliz dia do ralhete??

Antes de mais, feliz dia da mulher, queridas amigas. 

Isto de haver um dia da mulher é mesmo muito giro. Olhem que não digo isto com a mais pequena ponta de ironia ou sarcasmo, acreditem. Acho genuinamente giro que se tire um dia onde a mais comum das mulheres se lembre, apesar de se esquecer tantas vezes, que somos todas uma raça do caraças. 

 

 

Acreditem também quando digo que acho imensa graça aos mimos que os homens nos dão neste dia. Claro que essa graça é diretamente proporcional ao número de dias em que nos fazem sentir especiais - quanto maior for o número de dias do ano em que nos mimam, só porque sim, mais graça têm os mimos no dia de hoje. Se só se lembrarem hoje, - como diz um amigo meu - poupem-me a gansa! Atenção, quando falo em mimos, falo literalmente nisso. Não estou sequer a pensar na típica flor ou no clássico chocolate, apesar de serem também agradáveis. Estou a falar daquele abracinho ou daquele beijo, diferente dos outros todos - por muito especiais que sejam também - mas que quer dizer, às vezes sem palavras, que somos uma mulher do caraças e que aquela pessoa nos vê assim. Nós sentimos que aquele beijo ou aquele braço foram, efetivamente, uma declaração não só de amor mas também de admiração. 

 

Porque afinal é um pouco a forma como se resume este dia: admiração. Admiração pelas grandes mulheres da história como a minha querida Simone Bouvoir, a minha fofa Jane Austen ou a minha mana de coração, Beyoncé. Mas é também um dia onde expressamos a admiração pelas mulheres das nossas vidas. Claro que agora é a parte em que vocês gritam "mas isso é para fazer todos os dias!!". Claro que é. Mas às vezes é difícil. Ou porque o autocarro se atrasou e já não tivemos tempo de ir fazer uma visita, ou porque se tem um jantar, ou porque se tem de estudar, ou porque a vida acontece e o ser humano é imperfeito e tudo o que ele fará na vida será também imperfeito. Eu sei que basta dar dois beijinhos à minha avó, deixá-la dizer que cresci desde ontem que ela vai ficar feliz. Sei que, tal como aquele beijo ou aquele abraço do meu Rapaz, essas visitas são a daclaração que a minha avó mais preza, mesmo que não seja todos os dias. 

 

Nos últimos anos a luta das mulheres tem-se tornado cada vez mais flagrante e também há pessoas que dedicam as suas vidas a essa luta. No entanto, entre belas manifestações de amor e admiração, também fui tropeçando em vários gritos revoltados sobre como hoje, mais que nunca, as mulheres não se podem esquecer dos motivos da sua luta. Pessoalmente, discordo. Acho o dia de hoje bonito e não gosto de ver tantos post negativos, onde mulheres ralham com outras mulheres só porque se pôs a foto da flor que o namorado ou o marido ofereceram hoje. 

 

Tudo o que é demais enjoa e nos últimos anos, estes neo-feminismos têm revelado uma tendência mais e mais extremista. Se me falarem da igualdade de salários, estou lá a gritar com vocês. Se falarem no assédio, estou lá a gritar com vocês. Se me falarem em igualdade de oportunidades, estou lá com vocês. 

 

Mas por favor, não me venham dizer que uma mulher de poder é  aquela que veste fato todos os dias para ir ao escritório porque é a chefe dum equipa qualquer - que se só tiver homens, ainda melhor! Não me venham dizer que, quando eu tiver uma filha não lhe posso comprar roupa cor-de-rosa porque isso é incurtir-lhe valores errados - eu gosto de cor-de-rosa, caraças! Não me venham dizer que um bom exemplo de mulher é aquela que não faz o jantar, porque isso é do século passado, é retrógado ou machista. Se eu for para as manifestações que hoje aconteceram por esse país fora, dizendo que quero ficar em casa a cuidar dos filhos se for esse o sonho da minha vida, não vão gritar comigo. Vão gritar para mim, e provavelmente vão dizer que estou a manchar a luta, a esquecer-me dos passos enormes que o sexo feminino tem dado ao longo das décadas e que é por ainda haver mentalidades assim que os homens nos vão sempre ver como seres inferiores.

 

O dia da mulher é um dia bonito. Hoje, em vez de criticarem as mulheres que têm sonhos diferentes dos vossos, abracem as que vos inspiram. Mesmo que a vossa mãe tenha passado a vida a cuidar da casa e isso para vocês seja um pecado mortal, mesmo que ela seja tudo o que você não querem ser, abracem-na porque foi vê-la que certamente vos inspirou na vossa luta. Mas para que essa luta não seja vossa mas nossa, parem de ralhar umas com as outras. 

 

Ser Mulher é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

2 comentários

Comentar post

A Marta

Sinonimo de Carmezim

ÚLTIMO VÍDEO

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal