Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

03
Mar17

Marta vai ao estágio #1

Há várias coisas na vida que se me perguntassem há dois ou três anos atrás, eu vos diría que jamais seria capaz de as fazer. Se me contassem que faria certas coisas eu ia rir-me na vossa cara. Não porque não achasse que ia ser boa ou que me ia sair bem, mas sim porque achava que não ia ser a melhor, ser perfeita. Pode parecer que estou a cair no clichê do "sou tão perfecionista, olhem para mim", mas a verdade é que sou mesmo e que em tempos via isso como sendo apenas uma qualidade. Hoje, consigo ver como isso não me deixou arriscar tantas vezes, em tanta coisa. Tenho amigas que dizem que isso faz parte do meu signo. Seja ou não, a verdade é que sou assim desde que me lembro de ser pessoa. 

 

Durante muito tempo fui aquela pessoa que nem sequer experimentava se não soubesse que ia fazer bem. Um dos primeiros exemplos que tenho que estava totalmente errada em pensar assim foram as primeiras vezes que subi a um palco. Eu ensaiava em casa, é verdade - mas tinha sempre uma vozinha que me dizia que quando chegasse o momento, não ia ser capaz de subir ao palco. Quando o momento chegava, surgia outra vozinha que gritava mais alto e que me dizia "caraças, se ensaiaste, agora tens de ir e acabou a conversa." E eu ia. No final, posso dizer que a única pessoa mais vaidosa que o meu pai ou as minhas avós, era eu. Aprendi aí que sou tão teimosa que adoro contrariar-me a mim mesma. 

 

Outro exemplo destes foi arrancar os sisos. Riram-se, não foi? É verdade. Quem me conhece sabe que a minha tolerância à dor é praticamente nula. Sequer imaginar aquelas histórias de terror que se contam de como é arrancar um siso fazia-me fugir do dentista a partir do dia em que comecei a sentir um altinho lá atrás. 

Até que chegou um dia em que o altinho ficou uma autêntica montanha na minha boca. Tive que ser eu a pedir para ir, a implorar. Cheguei lá e quis fugir, mas depois pensei "caraças, tu é que pediste para cá vir. Agora arrancas isso e acabou a conversa". E eu arranquei. 

 

Os anos foram passando e situações como estas foram-se tornando cada vez mais normais. Até ir almoçar pela primeira vez à casa da linda, da amorosa avó do meu Rapaz. Só eu sei como queria que ela visse que eu sou a neta perfeita e só eu sei como estava nervosa. "Já cá estás, agora vais mostrar como és a mulher da vida deste miúdo e acabou a conversa". E continuo a mostrar.

 

Hoje houve outro desses momentos, mas desta vez daqueles mesmo grandes em que sinto que cresci cinco metros. Hoje tive o meu primeiro dia de trabalho. Achei que, caso fosse para a frente com a candidatura, iria estar lá meia perdida e que não ia ser capaz de ser rápida, desenrascada e que viria a chorar para casa. Hoje, parecia que transpirava de tanta correria. Tinha as mãos cheias de pó e ainda sinto comichão no nariz do cheiro a tralha em que mexi hoje. Percebi os códigos da base de dados. Vi erros e corrigi-os. Não tive vergonha de perguntar coisas. Tinha uma secretária e um computador para mim. Ouvi um "estás a perceber bem disto!". O dia ia passando e menos vontade tinha de ir embora - fez lembrar o primeiro dia no infantário. 

 

Isto pode parecer tosco, mas para mim é enorme. Alguma vez a Marta de há uns anos atrás imaginava um dia assim? Nem sequer a Marta de ontem! Isto é a primeira parte do maior sonho da minha vida. É o passinho que eu precisava para acreditar que sou capaz de ser boa na área que escolhi, sem nunca a ter experimentado. É o passinho que precisava para acreditar que estou mais perto da minha casinha e do meu cão, para dormir conosco. 

 

Hoje também ouvi um "Tens que acreditar no teu potêncial, Marta." E é verdade. Hoje vou dormir a acreditar um pouco mais em mim. 

 

Gostar do que se faz é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

2 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.