Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

19
Set17

Não sejam reclinadores!

Ando de autocarro todos os dias da semana, à exceção - para bem da minha sanidade mental - do sábado e do domingo. Durante os restantes dias da semana faço quatro viagens diárias: duas de manhã e duas ao fim do dia. Parece muito? Isso é porque é mesmo. Parece horrível? Isso também é porque é mesmo. Ainda por cima, como apanho os mesmo autocarros todos os dias - se o canídeo da minha rua não me apavorar, obrigando-me a perder o autocarro - tenho o azar de estar sempre naqueles únicos que não têm internet. Nem assim me consigo distraír do que se vai passando à minha volta.

 

Acho que não é preciso estarmos a falar daquela queixa que, embora legítima e ainda relevante, já é clássica: as pessoas que desconhecem a existência dessa invenção maravilhosa que foram os fones. Achei durante muito tempo que isto era um problema das novas gerações - estando, em muitos casos, a minha própria ainda incluída - mas depois de um verão a andar de transportes públicos descobri que, neste caso, a idade não importa nada. À pala de um senhor nos seus setentas, que apanha um dos autocarros em que vou, já tenho um vasto conhecimento naquilo que me parece ser música coreana.

 

Tal como disse, apesar de achar que esta é ainda uma queixa relevante e cheia de razão, há outro assunto que é cada vez mais gritante no submundo dos transportes públicos. Isto, meus caros, é um autêntico flagelo que parece estar a afectar cada vez mais pessoas. Estou a falar, obviamente, do "reclinador de assentos". Por definição - tão eloquentemente elaborada pela minha pessoa - o reclinador de assentos é aquele que reclina o assento, SEMPRE. Impereterivelmente. Não interessa se é de manhã cedo ou se a noite já caiu. Não interessa o tamanho destinado às pernas naquele modelo de autocarro. Muito menos interessa se tem alguém sentado no banco de trás. Que vai levar brutamente com o banco reclinado nas rótulas. Pronto, só para esclarecer.

 

 work frustrated stressed irritated motel GIF

 

Em muitos dos autocarros que fazem o percurso que eu tenho que cumprir todos os dias, o espaço reservado para nos sentarmos é, no mínimo, minúsculo. Não tive problemas muitas vezes, mas uma pessoa como o meu Rapaz já se vê aflito para conseguir seguir viagem de forma confortável. Chegámos a um ponto em que preferimos ir num autocarro mais cedo - e consequentemente, acordar mais cedo - porque sabemos que o autocarro que vem depois não vai ter espaço para nos sentarmos.

 

No entanto, mesmo naqueles autocarros em que, à partida, achamos que vamos ter uma boa viagem, eis que surge o reclinador. O reclinador, sem dó nem piadade, senta-se e puxa a alavanca. Nem "com licença", nem um "desculpe lá, mas aguente-se". O reclinador, simplesmente, reclina. Alguns até chegam a ser mais diabólicos e parece que, com tantos lugares ainda sem ninguém atrás, escolhem especificamente aqueles que já têm pessoas.

 

Desenganem-se se acham que o problema maior é o simples reclínio. O maior problema é que se nós, que estamos ali atrás, a tentar pôr os dois joelhos juntos, damos uma joelhada nas costas do reclinador levamos logo com um olhar que é tão reprovável quanto a sua prática preferida. Tudo isto melhora se o reclinador em questão adormecer de tal forma que vamos até Lisboa com uma nova música de fundo - que não vem da rádio nem do telemóvel do senhor que ouve música coreana.

 

Isto é um autêntico flagelo de efeito dominó: o primeiro reclinador reclina, como quem faz uma dança para atrair as presas. Depois, a presa começa a aperceber-se que simplesmente não há maneira de estar confortável, a não ser..... sucumbir ao reclinador-mor. Quando se dá por isso, o autocarro tornou-se numa tribo de reclinadores que, quando saírem dali, vão fazer estas práticas contra-natura para outros transportes públicos.

É com orgulho que digo que nunca reclinei o assento, mas também confesso que está cada vez mais difícil de aguentar-me, ao que me parece, sozinha nesta luta. ABAIXO O RECLINADOR DE ASSENTOS!

 

Reinvidicar direitos ao conforto é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

6 comentários

Comentar post

A Marta

Sinonimo de Carmezim

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal