Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

09
Jun17

O ser humano é incrível

Ontem tive que voltar à faculdade para fazer o último teste da cadeira de Ficção Científica e Fantasia. Esta foi uma cadeira opcional que escolhi por achar que seria uma forma de ter uma cadeira de literatura no meu último semestre do último ano. Comecei a cadeira a achar que o que mais iria gostar seria a parte de fantasia. Demos Game Of Thrones, Lord Of The Rings, Narnia Chronicles, Harry Potter e mais umas quantas coisas - tudo para adorar esta cadeira. 

 

No entanto, um semestre depois dessa minha escolha, posso dizer que a parte que mais me ficou foi uma temática falada durante as aulas de ficção científica. Quando falámos de filmes como The Thing ou Alien, mas sobretudo em Exterminador Implacável, discutimos muito o conflito entre ser humano e máquina. Com o desenrolar dos filmes há sempre uma espécie de mensagem de esperança para o público que nos mostra que independentemente dos avanços tecnológicos, a melhor máquina de todas vamos sempre ser nós. Isto fez-me pensar muito em nós, enquanto ser humanos, e nas capacidades incríveis que nós temos e às quais não damos o devido valor.

 

 

Eu tenho duas avós, uma com 80 e outra com 81 anos. Uma delas tem uma cabeça que não pára. Não sabe ler, mas conta todas as notícias que viu, apercebe-se de tudo e mais alguma coisa, é capaz de conversar connosco durante horas. No entanto, vive constantemente com dores e mal dorme por causa delas. Toma imensos comprimidos para conseguir suportar as mãos, os pés e os joelhos deformados. Foi-se muito abaxio com a morte do meu avô. Por causa disso, anda sempre cansada e custa perceber a diferença que existe nos seus movimentos ao longo dos últimos anos. 

 

A outra avó é capaz de dormir 10 horas seguidas. Põe açucar em tudo e não tem diabetes. O único comprimido que toma é para controlar a tensão, que tem estado sempre dentro dos conformes. Há quase um ano que não se sente mal. Não tem bengala nem nada que se pareça porque se mexe bem. Não tem dores, não tem colesterol nem nada do que normalmente se tem com 80 anos. No entanto, dorme tanto porque a cabeça dela pára. Não se lembra das coisas. Esconde-as porque ouve coisas e acha que alguém lhe vai assaltar a casa. Repete as mesmas coisas vezes e vezes sem conta porque não se lembra que já as fez. A falar, vai buscar palavras que não são as que ela quer, mas já não consegue verbalizar as que tem na cabeça. A minha avó tem demência há cerca de 10 anos. 

 

Há dias mais complicados do que outros, tanto num caso como noutro, mas lembrei-me delas nas minhas aulas de ficção científica. É que nós, enquanto seres humanos, somos máquinas do pescoço para cima e se essa máquina não estiver bem, o resto pode não ter ponta de ferrugem que não vai adiantar de nada. É essa máquina que está por detrás de tudo, de todas as reações físicas do nosso corpo e às vezes, eu pelo menos, esqueço-me muito dessa parte. 

 

Ontem foi um dia complicado. Foi um daqueles dias em que parecia que alguém anda atrás de nós com um aspirador que nos vai sugando as forças, num sentido emocional, ao longo do dia. No geral, foi um dia triste e quando me apercebi que o ia ser, o meu corpo respondeu. Fiquei com dor de cabeça logo pela manhã. A minha barriga não parou de dar voltas. Tinha uma marmita maravilhosa que assim que bateu no meu estômago, me deu azia. 

 

Sou uma pessoa muito sentimental, mas acho que nunca me tinha apercebido que o meu consciênte, essa máquina incrível que tenho muita sorte de estar ainda afinada, fez com que todo o meu corpo tivesse reações "reais" como forma de resposta ao dia exasperante que estava a ter. Não foi nada comigo, mas foi. Ou pelo menos, o meu corpo assim o entendeu. 

 

O ser humano é um ser incrível, mas o corpo humano é uma máquina impressionante. 

 

Dar força é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

1 comentário

Comentar post

A Marta

Sinonimo de Carmezim

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal