Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

16
Jun17

O ser humano é incrível parte 2

Nunca gostei muito da expressão "tomar as dores dos outros". Porquê "as dores"? Porque é que o ser humano decidiu inventar uma frase feita em que o complemento direto - era só assim que se chamava na minha altura - é uma das piores sensações que uma pessoa pode ter. 

 

As dores deixam-nos incapacitados, quer sejam físicas ou emocionais. As dores tiram-nos o sono, tiram-nos a fome e deixam-nos mal dispostos, respondões e de mal com a vida. As dores, quando num nível extremo, fazem-nos querer levantar as mãos aos céus e perguntar "mas afinal, porquê eu?!" e esperar uma resposta que nos pareça lógica. 

 

 

Regra geral, essa resposta nunca é lógica. Às vezes somos nós porque calhou. Outras, somos nós porque tropeçámos, caímos e magoamo-nos. "É a vida!", dizem alguns. Independentemente da ferida, ter dores nunca é bom. Por essa razão, a frase "tomar as dores dos outros" sempre me pareceu terrível. Na realidade, até admito que essa frase exista, porque se não o fizesse, contra mim estaria a falar. O que não admito é que não haja uma frase feita, tão famosa como esta, que signifique precisamente o contrário.

 

Há uns dias expressei a minha profunda admiração pelo ser humano, pela máquina perfeitamente imperfeita que somos. Disse que admirava a forma como o nosso corpo se manifestava, fisicamente, quando ouvimos uma má notícia, quer tenham a ver connosco diretamente, quer tenha a ver com os nossos. Uma dor de barriga, uma dor de cabeça, o estômago que encolhe. 

 

Hoje, a minha admiração pelo ser humano aumentou mais uns pontinhos. Hoje, percebi que o corpo também se manifesta quando recebe as melhores notícias, quer tenham a ver connosco, quer tenha a ver com os nossos. Com a mesma rapidez com que me veio uma dor de barriga há uns dias atrás, hoje veio um gritinho histérico de menina pequena. Veio uma vontade enorme de saltar. Quiçá, até tenha vindo uma pequena lágrima ao canto do olho. 

 

É por isso que não percebo porque é que só se diz a frase "tomar as dores dos outros". Hoje, tomei as alegrias todas dos outros, e fi-las tão minhas como eles o são. 

 

Amigos a sorrir são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

A Marta

Parcerias



Na mesa de cabeceira

Encontrem-me

Follow

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.