Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

14
Jun17

Revirar os olhos à cozinha

Acho que não sou uma pessoa de me queixar muito. Posso ser refilonazinha e até gostar que as coisas corram como eu quero, mas também não sejamos hipócritas: quem não gosta? Acho-me uma pessoa até bastante compreensiva em muita coisa. Quando tenho que fazer alguma coisa, pronto, lá faço porque a vida nem teria tanta piada se estivessemos sempre a fazer só aquilo que gostamos. 

 

Não é novidade para vocês que ainda vivo em casa dos meus pais. Acabei de me licenciar e ainda não tenho emprego - obviamente -, mas o plano é conseguir ter a minha casa dentro do próximo ano. Por essa razão começo a ter cada vez mais vontade de ir pedindo certas dicas à minha mãe, sobretudo na cozinha. Eu não gosto de cozinhar. A pior parte disto é que a única razão que me leva a fazer uma afirmação tão drástica é achar que não tenho o mínimo de jeito para a cozinha. Não tenho jeito para cortar, descascar, tenho medo de fogo e por isso tenho medo de acender o lume... e depois há a parte de temperar.

 

 

Alguém que saiba temperar comida tem de mim toda a admiração do mundo. A sério. Só eu sei o quanto gostava de agarrar num montinho de sal com a mão e saber que aquela era, exatamente, a quantidade certa para o prato que se está a confecionar. Há dois dias tentei fazer salada - no final eram só umas folhas de alface inundadas em azeite. O meu pai ia-se cuspindo todo - mas eu tentei! 

 

No entanto, não baixo os braços. Vou sempre pedindo umas dicas à minha mãe quando a vejo cozinhar e vou tentando lembrar-me delas. Felizmente, tenho um Rapaz que cozinha que é uma maravilha. Por essa razão, fizemos um acordo: ele cozinha e eu lavo a loiça. Não me importo nada de o fazer. Na verdade, às vezes até acho terapeutico estar com as mãos na água, uma musiquinha de fundo e ficar ali a cantarolar o tempo que for preciso. Ao menos dá para dançar, para conversar.... porque se eu for cozinhar fico tão concentrada que nem abro a boca. 

 

Tal como disse, apesar de ter noção que isto pode ser por ainda morar com os meus pais, não me queixo muito. Gosto de ajudar a minha mãe porque sinto que estou numa altura em que tenho que aprender. Como tal, gosto especialmente de fazer certas tarefas quando ela está no trabalho. Uma dessas, que é das que faço mais vezes, é tirar a loiça da máquina. Nunca tive grandes problemas com esta tarefa, mas agora parece que está a crescer em mim um ódiozinho pela máquina de lavar loiça. 

 

Sabem aquela sensação fantástica de abrirem a máquina e só terem que passar levemente com o pano na loiça, porque já está tudo praticamente seco? É maravilhoso. É só pegar e arrumar, uma verdadeira maravilha dos tempos modernos. 

 

Isso é tudo muito giro, mas alguma vez vos aconteceu, quando chega a parte de tirarem as coisas grandes, tipo tachos, panelas, frigideiras e tampas? E esses tachos, panelas, frigideiras e tampas têm umas ranhurazinhas nas pegas? E o que vocês não se lembram é que essas ranhuras estão inundadas em água? Pois, é o que me tem irritado. Hoje agarrei em duas dessas peças, e mesmo com todo o cuidado do mundo, lá veio a água a sair de lá de dentro. Molhou o tacho todo de novo e fez-me parecer uma tolinha, ali a rodar o tacho vezes e vezes sem conta enquanto corria atrás de um fiozinho de água. Como se não bastasse, por ter tirado o tacho tão rápido para tentar evitar que ele se molhasse todo, salpiquei a água para os meus pés. Estava descalça e os tapetes da cozinha estão na varanda - lá ficou o chão branco com as marcas dos meus pés. 

 

 annoyed eye roll not amused judge judy GIF

 

Oh que caraças. Bom bom, é lavar a loiça à mão... mas isso sou eu, que não percebo nada disto. 

 

Lavar a loiça é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

2 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.