Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

12
Jul17

Sem Spoilers #10 | Las Chicas Del Cable

Depois de tanto prometer, aqui está finalmente mais um dos meus posts preferidos: Sem Spoilers! Mais uma vez, Netflix ganhou o meu coração. Depois de Narcos, de Stranger Things e de Orange Is The New Black, a plataforma de streaming voltou a fazer das dela e a lançar mais uma série de qualidade.

 

Para os mais distraídos falei de uma série espanhola que comecei a acompanhar por sugestão de uma colega de trabalho: Las Chicas Del Cable ou Cable Girls, em inglês. Esta série foi-me recomendada e despertou-me automaticamente a curiosidade porque agora, estando a trabalhar rodeada de peças que fazem parte da história das comunicações em Portugal e no mundo, achei que seria interessante ver um série em que visse em cenas todas as peças de que cuido diariamente.

 

Resultado de imagem para las chicas del cable

 

Vi os primeiros oito episódios num ápice - agora a série está na sua mid-season break, mas já está confirmada a seguda temporada. Apercebi-me que tinha mesmo saudades de ver uma série em espanhol, visto que já não ouvia a língua a ser falada desde Narcos - e essa Netflix, quando volta? - e foi realmente um deleite.

 

A série é passada durante os anos 20 em Espanha e foca-se num grupo de quatro mulheres - lindíssimas! - que apesar de se tornarem grandes amigas, não poderiam ser mais diferentes umas das outras. Numa fase inicial, aquilo que as une é só uma coisa: o desejo de se tornarem independentes. Para tal, arranjam emprego como telefonistas - um dos maiores acontecimentos para as mulheres nos anos 20, um pouco por toda a Europa.

 

Apesar de ser uma série que por vezes pode cair um pouco no clichê e na típica categoria de "série de gaja" por também mostrar os amores e desamores, é uma série muito interessante porque chama a atenção para muitas questões relacionadas com a igualdade de género. Violência física e psicológica, a descoberta da sexualidade, a submissão, o uso da sensualidade para tentar ganhar credibilidade enquanto profissionais e o dilema mãe-trabalhar. É uma ótima série para quem gosta da temática do feminismo, sem ismos extremos.

 

Considero-me uma pessoa muito ingénua e mesmo sabendo que ser mulher naquela altura da história era a mesma coisa que ser nada, fiquei chocada com algumas coisas da série. Chocada também fiquei com todos os truques das centrais telefonónicas, dos quais já tinha ouvido falar, a serem usados para espionagem política. Até naquela altura, com telefones acabados de inventar, já havia escutas.

 

A parte que me levou a ver a série num primeiro momento - ver os figurinos, cenários e utensílios utilizados - ultrapassaram as minhas expectativas. Para além de, esteticamente, o conjunto resultar em imagens lindas, todas as peças utilizadas nas filmagens vão muito de encontro àquilo que se usou naquela altura nas centrais telefónicas. O elenco, todo muito bom, era também ele para lá de bonito. Assim até deu mais gosto ver.

 

Conclusão: aconselho. Apesar de não ser uma série que vos irá mudar a vida, sem dúvida que trata uma temática que nos faz refletir, sobretudo, sobre a sorte que temos. Vejam os primeiros oito episódios e digam-me o que acharam. Também podem espreitar o trailer aqui!

 

7.5/10

 

Boas séries é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

A Marta

Sinonimo de Carmezim

@mcarmeziim

Parcerias

Na mesa de cabeceira

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal