Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

13
Nov17

Sem Spoilers #17 - Alias Grace

Enquanto via Stranger Things comecei a ver pela Netflix as imagens desta nova séire, a estrear dia 3 de novembro. Nem a imagem de capa nem o próprio nome da série dizem grande coisa ao público mais distraído - como eu. A atriz principal também não era minha conhecida e por isso nem sequer fui ler a sinopse - ou se calhar estava só cheia de pressa para ver mais uma episódio de Stranger Things. A verdade é que nunca mais me lembrei de passar por Alias Grace e ver melhor do que se tratava. 

 

Passaram vários dias e encontrei uma notícia algures que chamava a atenção para a nova mini-série da Netflix inspirada noutro romance da Margaret Atwood. Não se lembram deste nome? Margaret Atwood é nada mais nada menos do que uma das mentes geniais pelo trabalho incrível que é a série The Handmaid's Tale - devem certamente lembrar-se do quanto eu gostei dessa série, aqui! Nessa notícia, li o nome da série: Alias Grace. "Já vi esse nome em algum lado", pensei eu na altura. Assim que terminei Stranger Things 2 fui experimentar esta e sinceramente, até parecia de propósito. 

 

Imagem relacionada

 

Digo que parece de propósito porque eu poderia ter visto esta série noutra altura qualquer. A própria série poderia ter saído noutra altura qualquer, mas não. Uma série sobre a condição da mulher - tema central que tem em comum com a trama de The Handmaid's Tale - e os constantes ataques, assédios e humilhações por que passa uma mulher não poderia ser mais adequada nesta altura. A sério que parece propositado, um statement da Netflix depois de se ver associada a nomes como Kevin Spacey, mas acredito que não seja de propósito porque uma série pressupõe muitos meses de trabalho. No entanto, é uma série muito pertinente numa altura em que todos os dias vemos mais alguma mulher a denunciar homens por abusos ou assédio. 

 

Se por um lado The Handmaid's Tale se passa num futuro distópico, Alias Grace passa-se num passado baseado em factos verídicos. Esta mini-série trata do caso de uma emigrante irlandesa no Canadá que sempre viveu na miséria, com um pai violênto e abusivo, tendo por isso que tomar conta dos irmãos mais novos para os tentar poupar ao alcoolismo do pai. Quando o pai a põe fora de casa para ir trabalhar, Grace Marks vai para grandes casas ser empregada. Nessas casas é sempre vítima de assédios, humilhações, sem nunca se fazer ouvir. 

 

Numa dessas casas, Grace Marks acaba acusada pelo homicídio dos senhores da casa. Seguem-se meses de julgamentos e Grace Marks é condenada a prisão perpétua, tendo-se conseguido safar da forca. O que torna a série especialmente interessante é o facto de haver ainda muita gente a acreditar na inocência de Grace Marks, visto que esta perdeu qualquer memória do dia dos assassínios.

 

Resultado de imagem para alias grace

 

Sendo que a série se passa ainda no séc. XIX, começam a surgir os primeiros médicos que se dedicam às doenças da mente, os psiquiátras. Cada episódio da série é uma sessão de Grace Marks com o seu psiquiatra, durante as quais ficamos a conhecer toda a história  desde o momento em que Grace abandona a Irlanda até ao presente. Durante essa narrativa ficamos a conhecer todas as atrocidades que aquela pobre rapariga teve que passar, quase sempre por causa de homens que sempre acharam ter algum tipo de poder sobre ela. Vemos também e acima de tudo como todos esses traumas se traduziram na vida de Grace, arruinando-a. 

 

Para quem viu The Handmaid's Tale é notório que esta história também é da autoria de Atwood. A crítica, a chamada de atenção para questões de género estão todas lá e é por isso que é uma série extremamente importante atualmente. Para além disso, Sarah Gadon - atriz que faz de Grace Marks - está absolutamente brilhante porque ao mesmo tempo que se mostra vulnerável quando vemos a sua história, também mostra como a vida a tornou fria e distante das suas emoções. 

 

Uma série pesada, mas não menos bem conseguida por isso!

 

Boas séries são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta. 

A Marta

Sinonimo de Carmezim

ÚLTIMO VÍDEO

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal