Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

04
Mar17

Sem Spoilers #5 - Mas afinal qual é o mal??

É essa a pergunta que faço! 

 

Hoje fui toda contente ver o "Beleza Colateral", filme que já queria ver há algumas semanas. Apesar de ter vários filmes na carreira que deixam muito a desejar, parece que tenho sempre esperança que o Will Smith volte a fazer outro filme tão bonito quanto o "Em Busca da Felicidade". Só de ver o poster do "Beleza Colateral" - e claro, só por este título - fiquei logo com a impressão que este seria um desses filmes - do tipo bonitos

Aquilo começou tudo muito bem. Nos primeiros minutos do filme dou logo de caras com a Kate Winslet e com o Edward Norton. Fiquei em êxtase! Passado mais uns minutos, aparece-me a Keira Knightley - linda, maravilhosa como sempre. Com este elenco, um filme bonito fica-o ainda mais, certo? Errado.

 

É verdade. Por muito que me custe dizê-lo, até deu para fechar os olhos ali pelo meio do filme e sentir que não se perdeu nada. A ideia do filme está inovadora, criativa e interessante mas a maneira como está tratada - de forma tão leviana, com tão pouca profundidade - faz com que o filme pareça não ter conteúdo. Isto porque percebemos que a história foi escrita com o objetivo de atingir o espectador - como eles dizem - right in the feels. Mas não. 

O filme trata sobretudo das relações entre pais e filhos, do medo do tempo e da morte. Todos estes temas são demasiado pesados e reais para serem tratados num filme de hora e meia onde se quis fazer demasiado em pouco tempo. As personagens querem ser demasiado reais, sem conseguirem ter qualquer tipo de profundidade - apesar do elenco de luxo.

 

Perante este falhanço, e estando tão aborrecida com o que acabara de ver, fui ver - espantem-se - o "Cinquenta Sobras Mais Negras". Vi o primeiro e li os livros, por isso tinha que ver este também. 

E sabem que mais? É melhor que o "Beleza Colateral". É verdade e não tenho vergonha nenhuma de o dizer, está bem? Claro que não é um filme bom, mas caraças, estou-me a desfazer por dentro, tive uma semana ocupada, está frio e não quero sair da cama... pode apetecer-me ver um filme em que não tenha de pôr o cérebro a mexer? Este é um desses. É um filme giro, só, mais nada. E não fiquei com nenhuma doença contagiosa por dizer isto.

 

Às vezes parece que toda a gente tem medo de dizer que sequer achou piada ao filme, só porque é "má" literatura ou "mau" cinema. Mas afinal o que é isso de "mau"? Claro que nem a escritora é uma Jane Austen nem o realizador é um James Cameron, mas é um filme que se vê bem numa tarde destas. Há pessoas que preferem ver o "Scary Movie" ou tolices do género e ninguém diz nada. O "mau" cinema ou a "má" literatura deixam de o ser quando surge o momento ideal no dia, na semana ou até na vida, para serem consumidos. Antes consumir um livro ou um filme destes do que nenhum, que isso faz mal ao espírito. Também reviro os olhos com a prateleira da Fnac onde estão os "Agarra-me", "Seduz-me" e outros que tais mas se é para lerem estas histórias, experimentem ler - e agora ver - esta. Ao menos podem formar uma opinião, coisa que muito boa gente que por aí anda, forma só porque não se pode dizer em voz alta que se achou graça, quanto mais adorar. 

 

Fala-se que a história não tem grande conteúdo e que as personagens estão mal construídas. Ok, compreendo e até concordo. Mas ao menos quando vamos ver o "Cinquenta Sombras Mais Negras", sabemos que vamos ver uma história simples, que não tenta ser complicada. Sabemos que as personagens são aquilo que ali está e que nem o argumentista nem os próprios atores estão a tentar fazê-las mais que isso. Em filmes como o "Beleza Colateral" vemos o contrário. Eu vi uma tentativa quase desesperada de tentar fazer mais do que na realidade se conseguiu. Mas desse já ninguém fala, porque está lá o "gajo do Fight Club, o do Karaté Kid - não é esse, aquele de há poucos anos - e a miúda do Titanic". Um filme assim é automaticamente melhor, só de o pesquisar no Google, porque Deus nos livre de sequer experimentar ver qualquer coisa que tenha "sombras" no nome. 

 

Beleza Colateral - 4/10

As Cinquentas Sombras Mais Negras - 6.5/10

 

 

Ficar triste com o Will Smith é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

A Marta

Sinonimo de Carmezim

@mcarmeziim

Parcerias

Na mesa de cabeceira

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal