Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

02
Out17

Também quero falar de eleições!

Ora então olá muito bom dia a todos! Já passaram uns quantos dias desde a última vez que me consegui sentar aqui e escrever umas palavras. Quatro dias, para ser mais precisa. Tiveram saudades de ver um novo post aqui? Espero que sim, porque eu senti muita falta aqui do meu cantinho ainda por cima tendo eu coisas para dizer! A verdade é que esta coisa de se montar uma exposição tem muito que se lhe diga. Por muito atenta e interessada que tenha estado nas aulas da licenciatura, o volume de trabalho para preparar uma coisa que é só e exclusivamente para o público faz com que os dias passem a correr.

 

Como tal, o tempo para dedicar a outras coisas que não trabalho foi muito escasso. Nem para estar com amigos ou com o meu Rapaz deu. Restaram-me algumas horas para abrir os cordões à bolsa na Zara, mas fora isso não deu para pensar em mais nada a não ser peças e legendas. Tinha várias coisas pensadas como hipóteses para  arrancar esta nova semana - a primeira de outubro! - aqui no blog, no entanto deduzo que só faça sentido falar dos acontecimentos importantes do fim de semana: as eleições.

 

Confesso que estas foram as campanhas a que estive menos atenta. A área da política é uma área de que gosto e pelo qual tenho começado a querer saber mais e mais - até tenho agora uma cadeira sobre isso portanto não poderia estar mais entusiasmada! - no entanto, estive um pouco desligada das campanhas no geral e nas proposta de cada partido em particular. Há quatro anos li propostas, ouvi debates, tudo e mais alguma coisa para me informar o máximo possível. Acho que fazer isso, especialmente quando não se vota há muitos anos, é muito importante até para definirmos o que apoiamos e o que rejeitamos. Eu fi-lo o melhor que pude e há quatro anos contribuí com o meu voto consciênte e refletido.

 

Infelizmente, este ano não consegui ser tão aplicada nesta missão e como tal não me sinto convicta nem com bases suficientes para vos estar aqui a fazer um grande post de opinião relativamente aos resultados a nível nacional e no meu concelho. Como tal, e porque também falar de política é sempre algo complicado, falo da única coisa que, mesmo não tendo estado "em cima dos acontecimentos", me chocou relativamente aos resultados finais: a percentagem da abstenção.

 

Democratic National Convention obama barack obama vote dnc GIF

 

Este é um tema muito recorrente sempre que há eleições e provavelmente tudo o que eu possa dizer já foi dito. Para tentar combater esta tendência normalmente é utilizada como argumento a lista de pessoas que lutaram para que hoje tenhamos todos esse direito ou como a vida não era justa quando não podíamos escolher os nossos próprios representantes. Hoje eme dia parece que a estratégia utilizada para tentar combater a abstenção é publicar fotos nas redes sociais dos nossos boletins de voto.

 

Já tinha reparado nesta prática há quatro anos atrás e já na altura tinha ficado confusa. Então mas o voto não é secreto? Sim, tudo bem, ao menos os boletins fotografados ou ainda não foram preenchidos ou estão dobrados, mas sei lá, qual é o objetivo? Tudo isto acompanhado da legenda "eu já fui votar, e tu? Não te esqueças de exercer o teu direito de voto!" Porque raio é que isto é motivo ou tema para uma publicação no facebook, no snap, no insta, no msn, no hi5 e outros?

 

Em dia de eleições votar é normal. Tal como é normal apanhar um autocarro para o trabalho ou comer uma taça de cereais ao pequeno almoço. Verdade seja dita que todos os dias também encontramos coisas destas publicadas nas redes sociais, mas neste caso, a sensação que dá é que há por aí muito boa gente a ir às urnas só para mostrar que foi. Enfim, mas pelo menos foram, não é? Porque pior que isso são as pessoas que acham que não ir votar é forma de protesto.

 

Meus amigos, não ir votar não é uma forma de mostrarem o vosso descontentamento. Não irem votar é sinónimo de irem depois comprar uma mordaça para calarem a boca durante os quatro anos seguintes porque perderam toda a legitimidade para se queixar do que quer que fosse. Forma de protesto é viver num concelho PSD e votar PAN - melhor ainda se formos nós a escrever "PAN" no final do boletim.

 

Obviamente que nunca irá acontecer toda a gente ir votar. Para algumas pessoas pode ser complicado deslocar-se às urnas, podem estar doentes, podem estar a trabalhar, podem estar de viagem, podem ter ido a um casamento e por isso, têm mais que fazer. No entanto, não posso deixar de ficar incomodada com o facto de, no meu concelho, a minha freguesia ter sido a que teve mais gente a deslocar-se às urnas... com 58% de votantes. E fomos a freguesia em que mais gente foi votar, por isso imaginem.

 

Olhando para as coisas de uma perspetiva mais positiva posso até admitir que a quantidade estúpida de fotos dos boletins que vi ontem possa efetivamente ter sido uma forma de levar as pessoas a irem votar, estilo incentivo - como se os problemas que enfrentamos não sejam incentivo suficiente. No entanto, ainda tive direito a ver uma publicação cheia de emojis em lágrima que dizia "esqueci-me completamente de ir votar! E agora?"

 

Agora? Agora fazias bem em apagar a publicação porque se já é mau não quereres, esqueceres-te - quando tanta gente mostrou orgulhosamente do seu voto - faz com que leves a taça para casa. É que nem sequer é o PS, és mesmo tu. Daqui a quatro anos há mais.

 

Votar é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

A Marta

Sinonimo de Carmezim

ÚLTIMO VÍDEO

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal