Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

28
Mai17

Universidade e uma grande surpresa!

CONSEGUI! FINALMENTE CONSEGUI! Meus caros, este é um post muito, muito especial por várias razões. Primeiro, consegui alcançar um objetivo que tinha desde o primeiro dia do blog: escrever - e publicar - todos os dias da semana. Passaram sete dias e têm sete posts dos mais variados temas. É tempo de dar uma palmadinha no ombro e organizar-me de forma a que isto se torne a norma por aqui. Estou mesmo orgulhosa e feliz por finalmente ter conseguido escrever todos os dias!

 

Outra grande, grande razão pela qual este post é tão especial para mim é porque estou prestes a apresentar-vos a minha primeira colaboração! Ainda por cima é uma colaboração que me permitiu participar no meu primeiro vídeo de YouTube! A Beatriz Sousa, minha querida amiga e colaga de curso, convidou-me para aparecer no canal dela para falarmos - juntamente com a nossa colega e amiga Lena - um pouco das nossas experiências académicas, visto que estão a chegar ao fim. Foi uma conversa muito interessante que fluíu muito bem e acreditamos que possa ser um vídeo que vá ajudar futuros estudantes. Tentámos responder a algumas questões que nós gostaríamos de ter visto respondidas quando fizemos as nossas candidaturas. 

 

 

No canal da Beatriz podem encontrar vídeos sobre os mais variados temas: beleza, primeiras impressões, sit down-videos, várias tags, receitas e várias colaborações. Como ela já sabia da minha obsessão pelo YouTube, foi linda ao ponto de me convidar a aparecer no seu canal.

A experiência - a de gravar um vídeo - foi espetacular. Era algo que já queria fazer há algum tempo e poder fazê-lo junto de duas amigas - e uma delas já com bastante experiência - fez com que fosse tudo mais fácil. Estava muito nervosa ao início e por isso desculpem se me engasguei muito, mas vá, um desconto que foi o primeiro (de muitos, espero eu!) Vejam, e partilhem a vossa opinião e até as vossas experiências académicas!

 

 

Para complementar o vídeo e para não dar spoilers do que falámos ao longo do mesmo, vou responder à Tag Universidade que a Beatriz também já respondeu no canal dela no início da licenciatura. Podem ver esse vídeo aqui!

 

1) Quando é que ingressaste na Universidade?

Entrei para o curso de Ciências da Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano letivo de 2014/2015, depois de ter estado um semestre no curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social. 


2) Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?

Sempre soube... mais ou menos! Desde pequena que percebi que tenho muito mais aptidão para línguas e para escrever. Fugir da matemática também era um objetivo, mas neste caso acabou por ser um bónus. Sempre soube que queria escrever e por isso a minha ideia inicial foi ir para um curso de comunicação. Quando descobri o curso de Ciências da Cultura - com cadeiras de comunicação e cultura - percebi que rapidamente me tinha apaixonado pela parte cultural e pelas artes. Sim, sempre soube o que queria, mas acho que acabei por evoluir nessa certeza. 


3) Que objectivos tens com o curso que escolheste?

Seguir a área da museologia, sem dúvida. No que depender de mim, hei-de passar o resto dos meus dias rodeada de obras de arte. 


4) O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?

Para saberem a resposta a esta pergunta, têm que ver o vídeo no canal da Beatriz!


5) No geral, como tem foi a tua experiência? 

Fantástica. Aprendi muita coisa em muitos aspetos e cresci em ainda mais. 


6) Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?

Não, não fui praxada na FLUL mas fi-lo na ESCS. Como não fiquei muito tempo lá, não deu para ter a experiência completa, mas é sem dúvida uma ótima forma para se fazer amigos, mas sobretudo para nos soltarmos e não estarmos tão tímidos no meio que não conhecemos. Acaba por ser uma experiência muito positiva, na maioria dos casos. Independentemente de não ter participado nas praxes da FLUL, trajei. 


7) Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?

São dois mundos que nem sequer podem ser comparados. Fiquem a saber mais sobre este ponto no vídeo!


8) Achas a Universidade uma mais valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?

Claro que sim. Cada vez mais. O que está a acontecer atualmente é que também os cursos profissionais começam a ser muito valorizados ao mesmo tempo que a licenciatura começa a perder força. Hoje em dia são tantas as pessoas que tiram um curso superior que é necessário haver mais formação (e consequentemente pagar mais), nomeadamente através de pós-graduações e mestrados. 


9) Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?

Não fiz Erasmus e não sinto pena nem que tenha perdido algo de fulcral na minha vida. Acredito que traga muita coisa boa, muita bagagem, mas era mesmo aquele tipo de coisa que fui deixando de valorizar tanto à medida que fui crescendo. 


10) O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?

Que tenham calma e que não percam nem a força nem a esperança. Independentemente de estarem num curso de letras, num curso de engenharia, num curso de artes ou em medicina, nunca sinta que estão a trabalhar para nada. Sim, as coisas podiam estar piores, mas o país e o mundo vão sempre precisar de pessoas em todas as áreas. Nenhuma é mais importante que a outra. Aproveitem o privilégio que temos em poder ter um curso superior, que já foi uma coisa muito rara. 

 

Escolhi dez das catorze perguntas que constituem esta tag porque há várias perguntas que estão respondidas no vídeo, muito melhor do que eu poderia responder aqui porque têm ao vosso dispor três perspetivas que se tocam em muitos pontos, mas que também divergem noutros tantos. 

Passem no canal da Beatriz, digam que vão da minha parte e deixem um miminho e se gostarem, subscrevam que não se vão arrepender!

 

Aparecer no YouTube é (Sinónimo de) Carmezim!

Marta.

 

1 comentário

Comentar post

A Marta

Sinonimo de Carmezim

ÚLTIMO VÍDEO

@mcarmeziim

Parcerias

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogs Portugal