Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

17
Jul17

À Descoberta #5 - Merkado

Sabem quando estão descansadinhos em casa a ver as redes sociais e começam a ver várias referências a um determinado sítio? Pois, isso aconteceu-me, mas passou-me. Estão a ver quando isto começa a acontecer dois, três, quatro dias seguidos? E começam realmente a ficar com vontade de ir ver de perto o porquê de tanta gente falar e gostar de determinado sítio? Foi isso que me aconteceu com o Merkado, na Venda do Pinheiro. 

 

Assim que tive oportunidade peguei numa amiga e desafiei-a para irmos experimentar este espaço que reabriu no passado mês de junho e sobre o qual, confesso, nunca tinha ouvido falar antes. Algo que nos chamou logo a atenção foi a localização. Tanto eu como a amiga que me acompanhou neste jantar somos da zona em que se situa o restaurante e nenhuma de nós se tinha alguma vez aventurado pelos caminhos que vão dar ao Merkado. Num primeiro momento isto pode parecer um ponto negativo, mas não. Visto que agora toda a gente tem um telemóvel ou mesmo um carro com GPS, chegar lá é fácil, mesmo que seja por entre ruas e ruelas. Isto acaba por ser um ponto muito positivo porque afasta o restaurante das estradas e ruas principais, oferecendo ao cliente uma atmosfera mais calma e com maior privacidade. 

 

Estávamos com receio de uma coisa: que a cozinha já estivesse fechada, porque já passava das 22h. Felizmente, ainda nos receberam - não só a equipa, como também a bicicleta linda logo à porta do restaurante. Este hall de entrada do restaurante foi logo algo que nos agradou muito: era o misto perfeito do rústico e do vintage com a modernidade. A bicicleta antiga e o chão com aqueles padrões a fazer lembrar um verdadeiro painel de azulejo contrastava com as paredes pretas espelhadas. Sem dúvida um cantinho perfeito para se tirarem umas fotos giras para o instagram.

 

20170630_223757085_iOS.jpg20170630_223749706_iOS.jpg

 

Depois de sermos sentadas chegou a hora de espreitar o menu. O menu não é excessivamente longo, tendo ainda alguns pratos que só são servidos por encomenda. Por ter sido uma espectadora atenta do programa Pesadelo na Cozinha este foi outro ponto muito positivo porque pensei logo em como ali há uma preocupação com o desperdício, evitando-o ao máximo. Achei muito inteligente e fiquei com pena de ainda não ver isso como prática comum no ramo da restauração.

 

20170630_211900508_iOS.jpg20170630_211843494_iOS.jpg

 

Claro que a hora a que nos estávamos a sentar teria que ter alguma influência no nosso jantar. Grandes apreciadoras de carne, ficamos um pouco desgostosas de já não ter chegado a tempo de experimentar uma bela dose de bochechas, porque já tinham acabado. Acabámos por optar por algo completamente diferente: um bacalhau com broa, que já não comia há muito tempo.

 

No menu, tudo o que fosse ideal para duas pessoas vinha indicado como tal. O bacalhau, apesar de não vir com essa indicação, também chegou bem para as duas. Veio acompanhado com uma salada admiravelmente bem temperada - acho isso sempre muito complicado de alcançar, especialmente num restaurante, em que nos podem aparecer pessoas com os mais variados gostos. Para acompanhar escolhemos um dos vários vinhos tintos que a carta do Merkado oferece - eu sei, não condiz muito bem com o bacalhau, mas ninguém nos tira o copo de tinto. O bacalhau estava uma maravilha, muito rico e a broa estava muito estaladiça. Deu para matar as saudades que não sabia que tinha deste prato.

 

20170630_213226882_iOS.jpg

 

A atmosfera calma e íntima do restaurante fez com que houvesse aquela vontade e tendência de comer devagar, saboreando a comida enquanto se tem uma bela conversa. Foi assim o nosso jantar: quase duas horas para comer aquela dose de bacalhau, simplesmente pelo facto de nos sentirmos ali tão bem, sem qualquer tipo de pressão para arrumarmos as nossas coisinhas e irmos embora. Foi uma noite muito bem passada, em boa companhia e num sítio muito agradável.

 

Em relação preço é como em todo o lado: depende da carteira de cada um. Para a qualidade da comida e do serviço de atendimento, ficámos agradavelmente surpreendidas quando a conta - na caixa mais fofinha - veio para a mesa fechar este serão. Deixem o vosso like na página do Facebook do Merkado para irem vendo os vários menus e quando tiverem oportunidade, passem por lá!

 

20170630_222542649_iOS.jpg

 

Andar à Descoberta é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.