Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

09
Jul18

À Descoberta #9 - Mercado Saloio

unnamed (2).jpg

 

Nome sugestivo, não é? Decidi começar esta semana com este post que já estou para escrever há imeeeenso tempo. Tanto, que até já lá voltei mais duas vezes desde que tirei estas fotografias. Para quem não conhece, o Mercado Saloio é um restaurante (e vá, bar também!) na Silveira, uma localidade perto de Santa Cruz, Torres Vedras. Como podem ver pela localização, é aqui bem pertinho da minha zona e quando lá fui pela primeira vez achei que tinha sido a última pessoa a ir até lá! TODA a gente, mesmo TODA a gente com quem falava sobre este sítio me dizia que já lá tinha ido várias vezes e que tinha adorado! Sobretudo depois de ter provado aquele molho de queijo percebi que toda a gente tinha razão quando me perguntavam "mas como assim ainda não foste lá?!"

 

O edifício do Mercado Saloio pode, num primeiro momento, passar despercebido. Situa-se à beira da estrada e apesar de ser um edifício de consideráveis dimensões e com murais com pinturas muito giras, quem não souber o que ali está é capaz de nem reparar. Eu, com o meu sentido de orientação igual ao de uma criança de seis meses, ainda fiquei um bocadinho baralhada quando tentei explicar aos meus pais onde era. Lá fomos os três experimentar este sítio sobre o qual tanta gente me tinha dito bem. 

 

Primeira coisa que me surpreendeu: o estacionamento. Sendo à beira da estrada nacional, o estacionamento é outra daquelas coisas que achamos que o restaurante não tem, porque está nas traseiras. É um espaço considerável, com lugares para muita gente. De todas as vezes que lá fui estavam muitos lugares ocupados, mas também de todas as vezes que lá fui consegui um lugarzinho no parque privativo do Mercado Saloio. Pode até dizer-se que o cliente tem logo direito a decoração no próprio parque de estacionamento: um mural muito giro, com pinturas que mostram uma representação de um mercado saloio. Obviamente que engatei a minha rica mãezinha para me tirar umas fotografias logo ali! 

 

unnamed (8).jpg

 

O interior do restaurante foi outra coisa que me surpreendeu. Não é que não existam sítios giros e bem decorados na minha zona, mas todo o ambiente do Mercado Saloio é, para mim, diferente de todos os sítios a que tenho ido aqui nos arredores. A primeira coisa a que os meus olhos se prenderam: o lustre! Num espaço onde as madeiras e os castanhos são paleta de cores base, o lustre branco com cristais salta muito à vista e torna toda aquela junção de elementes decorativos surpreendente e agradável. Para além do lustre, são vários os apontamentos de cores vivas que constrastam com o castanho e os cremes da madeira. Para mim, esta estratégia resulta muito bem especialmente porque existem muitas mesas, muitas pessoas e, no geral, muita coisa a acontecer. Muita cor ou tudo em madeira poderia tornar o ambiente pesado, mas assim, há como que o equilíbrio que não nos deixa com a vista cansada. 

 

unnamed (1).jpg

unnamed (9).jpg

unnamed (6).jpg

 

Outro dos pontos fortes do Mercado Saloio é o facto de apostar muito na música ao vivo. À entrada, o cliente fica logo a conhecer o alinhamento da semana, em que quase todos os dias existe um artista novo. Acredito que existam dias certos para haver música ao vivo, ao almoço e ao jantar, mas como não sei ao certo não quero vir para aqui enganar ninguém. Mas se lá quiserem ir e ter a certeza que vão também ver um concerto, é seguir a página de Facebook do Mercado Saloio. Nesta minha primeira visita ao Mercado Saloio, apanhei um concerto do Tyler Faraday e adorei. Só ele e a guitarra, a tocar covers de músicas bem giras. Também já aconteceu ir lá jantar e apanhar um banda e não gostei tanto. Achei que era muito barulho e que dificultava a conversa agradável durante a refeição. 

 

unnamed.jpgunnamed (5).jpg

 

O menu é relativamente variado, dentro do seu género. Pizzas, hambúrgueres no pão e no prato, massas e bifes constituem a grande parte do menú, que são também as coisas de que me consigo lembrar assim de repente. Na minha primeira visita ao Mercado Saloio comi o hambúrguer no prato com molho de queijo e digo-vos já que este molho mudou a minha vida para sempre. Tanto, que na minha segunda visita pedi um bife da vazia... com molho de queijo. Ainda gostei mais! Só de olhar para estas fotografias consigo sentir o cheirinho maravilhoso! Outra das coisas que mais gostei, em ambos os pratos, foi salada que vem a acompanhar com o arroz e as batatas. Não me perguntem o que leva, só sei que são legumes misturados com um molho muito fresco, resulta numa pasta rosa e verde muuuito saborosa (e eu sou bem esquisita com legumes!).

 

unnamed (4).jpgunnamed (7).jpg

unnamed (3).jpg

 

Como podem constatar, foi mais um À Descoberta muito bem sucedido. Como vos digo, o único ponto menos bom nas minhas experiências no Mercado Saloio foi o facto de ter achado que, ao jantar, se torna um espaço mais barulhento. Ainda assim, não tomem por garantido o que vos digo: no dia em que lá fui jantar foi dia de Mundial e, salvo erro, o Brasil tinha ganho e a malta estava toda contente! 

 

Por isso já sabem, se algum dia se apanharem pelas zonas de Torres Vedras e Santa Cruz, não deixem de visitar este espaço para terem um jantar agradável e ouvirem umas músicas giras! 

 

Mercado Saloio é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

2 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.