Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

26
Jun18

A Pedra (mais) Bela de todas!

IMG_7229.jpeg

 

Regresso esta semana com mais um post em que vos vou falar de um dos meus sítios preferidos no Gerês: o miradouro da Pedra Bela. No meu recente passeio ao Gerês - podem ler todos os posts que já escrevi sobre isso pesquisando por "gerês" ali na barra de pesquisa do blog - quis levar o meu Rapaz e os nossos amigos a este sítio que acho completamente mágico. É um miradouro que se situa a mais de 800 metros de altitude e tem uma das paisagens mais bonitas do Gerês, com direito a rio, povoações e muita natureza. 

Decidimos que queríamos ir até à Pedra Bela de manhã. Levámos comida para fazer um piquenique e decidimos que durante a manhã ficaríamos a explorar cada cantinho do miradouro, para depois almoçar e seguir para ver as primeiras cascatas. Este foi o primeiro dia daquela semana em que esteve verdadeiramente calor, o que ajudou ainda mais! 

 

Se virem no Google Maps - tal como nós vimos no primeiro dia para decidirmos todo o roteiro para os dias seguintes - as distâncias entre os pontos turísticos do Gerês não são lá muito grandes. No entanto, se repararem também no tempo que, em média, se demora a percorrer essas relativamente pequenas distâncias... a coisa muda de figura. Chegámos a ver 20 km em 50 minutos e nas indicações, o nome das estradas aparecia como "estrada florestal" ou "caminho sem nome". Um bocadinho assustador, mas ao mesmo tempo ainda deixa uma ainda mais curiosa para tentar chegar a determinado destino. 

 

O miradouro da Pedra Bela é um desses casos. Em termos de distância é relativamente perto do sítio onde estávamos alojados, mas ainda demorámos algum tempo a lá chegar, talvez quase uma hora. Uma das coisas que mais gosto na zona do Gerês, ainda assim, é mesmo essa: mesmo quando demoramos muito tempo a chegar a algum lado e vamos por caminho apertados, com curvas e contra curvas e com buracos na estrada acaba por passar despercebido tal é a beleza da paisagem. Em muitos troços do caminho que fizemos até à Pedra Bela nem era possível ver o céu, tal era a densidade das folhas das árvores altas por cima de nós, que formavam um autêntico túnel em redor do carro. 

 

Lá chegámos acima com os ouvidos a estalar um bocadinho e nem imaginam a felicidade que foi quando percebi que o meu Rapaz e os nossos amigos ficaram a gostar tanto daquele sítio como eu gosto desde a primeira vez que lá fui. Explorámos tudo, até as partes para as quais não havia trilho. Tirámos algumas das minhas fotografias preferidas de sempre e que com certeza vão estar um dia penduradas nas paredes das nossas casas. 

 

unnamed (2).jpg

 

O almoço foi super agradável. Por ter tantas árvores, arrisco-me a dizer que toda a zona do miradouro (à excepção das "varandas") está à sombra. Existem várias mesinhas de pedra para se poder almoçar no meio da natureza e foi mesmo isso que nós fizemos. Percorremos toda a vila do Gerês à procura de um frango assado e não fomos capaz de encontrar, acreditam? Então para o piquenique decidimos levar umas saladinhas leves, não só por estar calor, mas de maneira a não ficarmos muito cheio e podermos à tarde tomar banho nas cascatas. Não existem fotografias desse grande momento, mas nessa tarde fomos visitar a tão famosa Cascata do Arado. 

 

Subimos às duas "varandas" que existem no miradouro da Pedra Bela para conseguirmos ver cada pormenor daquela paisagem. Há anos que gozo com o meu pai por ele ter uma expressão que usa muitas vezes: "realmente, o que é a natureza!", mas naquele momento, quando nos deparamos com uma moldura daquelas, é só isso que dá vontade de dizer. 

 

IMG_7167.jpegIMG_7148.jpeg

 

Felizmente, todo o espaço do miradouro continua muito bem tratado e sem lixo no chão. As fontes de água fresca continuam a correr e o cheirinho àquelas árvores - que eu não vos sei dizer quais são - continuam a encher o ar. É bom quando voltamos a um sítio de que gostamos tanto e nos apercebemos que está tudo tal e qual como da última vez. 

 

Apesar de ter sido, provavelmente, a minha manhã preferida neste passeio ao Gerês, tenho que admitir que foram várias as vezes em que senti as pernas a tremer. Aquilo é MESMO alto. É muito lindo quando olhamos ao longo da paisagem, mas olhar para baixo e ver uma data de carros a subir em espiral, em estradas mesmo por baixo dos meus pés... não é a sensação mais agradável do mundo. 

Alguém já conhecia este sítio maravilhoso? Se não, da próxima vez que forem para estes lados tem que ser uma paragem obrigatória! 

 

Pedra Bela é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

3 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.