Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

24
Abr18

A única portuguesa

unnamed.jpg

 

Já estava para falar disto aqui no blog há cerca de duas semanas, mas digamos que hoje aconteceu algo que quase me obriga a falar deste calorzinho chato que se tem sentido nos últimos dias. Aperceber-me, no domingo à noite, que a Siri me mostrava temperaturas acima dos 25º para segunda e terça é uma coisa, mas senti-los, literalmente, na pele é outra completamente diferente. Ainda assim, ontem até foi aceitável - tirando a parte das nódoas -, mas hoje, foi esse calorzinho chato que me fez chegar ao trabalho bem mal disposta. 

 

Em primeiro lugar, tenho que dizer uma coisa: acho que as pessoas devem estar todas a sofrer de amnésia, especialmente quando falam nas saudades que têm do verão. É assim, claro que o tempo não vai ficar mais fresco só por estarmos a rogar pragas ao céu, mas como assim têm saudades do verão? No meu tempo, o verão era junho, julho, agosto e (com sorte) um bocadinho de setembro. Aí sim, podiam dizer que em maio já tinham saudades do verão. Agora, tendo em conta que andámos todos de manga curta e calções (e mesmo assim a suarr em bica) até novembro... desculpem, mas só podem mesmo ter memória curta. 

 

Não estou chateada com as pessoas por andarem de manga curta, não é isso. Fico é chateada porque em vez de andar em transportes com calor durante três meses, vou andar durante uns sete. No entanto, também já sei o que estão a dizer desse lado: é melhor ir-me habituando, porque a partir de agora é sempre a piorar. Até porque com o calor, vêm também os turistas. 

 

Sendo eu uma pessoa que trabalha na área da cultura, do património e dos museus, compreendo e aceito que os turistas sejam um grande balão de oxigénio para estas áreas. Há até sítios em que mesmo quando os portugueses não pagam entrada, os estrangeiros pagam sempre. Não querendo ser muito fundamentalista, gosto muito dessa medida (embora também gostasse que os portugueses pagassem sempre, mas isso são outras questões). Por essa razão, sei que os turistas são importantes para o nosso país, nas mais variadas vertentes. 

 

Dito isto, tenho que desabafar com vocês e dizer-vos que por muito dinheiro que eu acredito que eles cá deixem... ter que levar com eles nos transportes é algo que me deixa de nervos em franja. Hoje foi a primeira vez que isso me aconteceu desde que regressei, por isso acredito que também tenha sido por já não estar habituada. Mas porra, hoje foi mesmo complicado! 

 

Em primeiro lugar, é preciso que se note que hoje foi um daqueles dias em que o Cais do Sodré devia ter mudado o nome para Caos do Sodré. É que parece que até fiquei meia zonza quando lá cheguei, tal era a quantidade de gente a correr, a andar devagar, a atravessar a rua com os táxis a apitar e com mil estrangeiros a perguntar como é que se ia para "béléme". O chamado "demasiada coisa a acontecer", sobretudo para as 9 da manhã. 

 

Depois de TRINTA E CINCO MINUTOS na paragem, já ali a levar com o sol de chapa, lá consegui entrar num eléctrico. É aqui que peço a vossa especial atenção: naquela carruagem, eu era a ÚNICA portuguesa. Obviamente que fui ali com a pior cara do mundo porque estava um caloooooor lá dentro que não se podia e ia em pé, depois de trinta e cinco minutos na paragem. Só queria um banquinho, mais nada. Pus os fones nos ouvidos, mas tive que tirar que até fiquei com a sensação da música me estar a deixar ainda mais claustrfóbica. E depois aqueles homenzarrões da Suécia, da Alemanha ou do Reino Unido, que começam logo a transpirar em bica? Tinha quatro ao meu lado, agora pensem. 

 

Cheguei ao trabalho e respirei fundo. Uma, e outra vez. Os turistas são importantes e não têm culpa que esteja calor. Os turistas são importantes e não têm culpa que esteja calor. Os turistas são importantes e não têm culpa que esteja calor. Os turistas são importantes e não têm culpa que esteja calor. Mal posso esperar por sábado, que voltam os meus queridos 14º graus. 

 

Calor e transportes são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

1 comentário

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 23 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.