Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

29
Dez17

Best Of 2017 - Filmes e série

Este ano foi um ano muito rico, em qualidade e quantidade, quando se fala em cinema e séries. Começámos logo com os vários filmes nomeados para a edição 2017 dos Oscars, com grandes histórias e grandes performances, e o resto do ano continuou muito apelativo para quem gosta destas coisas. Como não queria que este blog fosse apenas sobre o meu dia a dia decidi criar a rúbrica Sem Spoilers, na qual fiz as minhas modestas reviews dos filmes e séries que fui vendo ao longo do ano. 

 

Foram 18 posts no total. Dito assim não parece grande coisa, mas muitos dos posts referem-se a séries e, sendo que só falo sobre as séries depois de ver todos os episódios disponíveis, esse é um trabalho mais demorado do que ver um filme de duas horas no cinema. Ainda há filmes deste ano que quero ver - especialmente o Mother, que tão estupidamente deixar passar quando estava no cinema! - mas acho que temos aqui bastante material para fazer um Best Of dos filmes e séries sobre os quais falei aqui no Sinónimo! 

 

Comecemos pelo TOP5 de séries:

 

5º - 13 Reasons Why

Uma série que causou muita controvérsia este ano. Muita gente adorou - como eu - e outra grande quantidade de pessoas criticou a série até não dar mais. Tentanto pôr de lado as discussões e acusações feitas ao longo do ano a esta série, a verdade é que foi uma série na qual me viciei completamente. As pernagens estão muito bem escritas, as história é crua, dura e empolgante e não dava para parar de ver episódio atrás de episódio. Mal posso esperar para a segunda temporada, porque nos deixaram com muitas perguntas sem resposta!

 

4º - Alias Grace

Uma série que me despertou a curiosidade assim que ouvi falar da sua estreia. É uma série diferente de tudo o que tenho visto nos últimos tempo, especialmente se confinarmos ao género de série de época. Para além de questionar o papel da mulher naquela altura, transpondo essas questões para a atualidade, falam-se de outras questões em torno das quais ainda existe algum tabu: abuso, assédio e sobretudo saúde mental. A história tem tanto de arrepiante como de fascinante e a performance da protagonista é exemplar. É daquelas séries que me lembro logo quando alguém me pede uma sugestão de série nova para ver. 

 

3º - Narcos

Obviamente que esta série tinha que estar não só neste TOP5 como também no pódio. Não é preciso falar do meu amor por esta série, pois não? Escolho-a para esta lista porque me surpreendeu MUITO! Para alguém como eu que se apaixonou pela performance de Wagner Moura enquanto Pablo Escobar e achou que a série ia perder força, esta temporada foi uma chapada de luva branca. E ver o portuguesinho ali a dar cartas?! Espetáculo!

 

2º - Stranger Things 2

Também não surpreende, pois não? Outro amor eterno: eu e os miúdos desta série. Depois de ter delirado com a primeira temporada - estreando-me na ficção científica - a estreia desta segunda temporada foi quase um ritual cá em casa. Tinha a contagem decrescente a dar na TV enquanto preparava mantas, bebida e snacks. Foram apenas precisos dois dias e ficou arrumado, algo que acaba sempre por ser agridoce: se por um lado quer dizer que a série é tão boa que nem dá para pôr pausa, por outro quer dizer que já acabou. Mas valeu a pena!

 

1º - The Handmaid's Tale

O grande vencedor deste ano aqui no blog! Segunda série assinada por Margaret Atwood neste meu TOP5. Não me vou alongar muito porque acho que basta ler a minha review para terem uma noção do quanto esta série me impressionou. Esta é mesmo aquela série que quando souber a data de estreia da segunda temporada, irei agradecer a todos os santinhos das séries por essa dádiva. Parem já de ler isto e façam o favor de irem ver esta obra prima. 

 

Menção honrosa - This Is Us

Se The Handmaid's Tale é a minha série favorita do ano no campo das séries mais dark e mais meio estranhas, This Is Us é a minha série favoritda do ano em todos os campos. Ainda não falei dela aqui no blog porque lá está, só falo das séries depois delas terminarem e, neste caso - para mal dos meus pecados - está em pausa e só volta para o mês que vem. Esta série tem o meu coração todo. Poderia ficar aqui horas a comentar episódios e a tentar explicar-vos o porquê de gostar destas personagens como se as conhecesse na vida real. Se vale a pena fazê-lo? Não, porque só iria estar a ser uma fã histérica que só quer que toda a gente veja esta série. Se, mais uma vez, vale a pena fecharem esta janela e irem ver um episódio? Se vale!

 

Agora, vamos aos filmes!

 

4º - Jackie

O post em que falo deste filme faz parte da série de posts que escrevi sobre filmes nomeados para os Óscars. Acredito que também o veria mesmo que não estivesse nomeado porque adoro a senhora dona Natalie Portman e esta foi mais uma performance em que esteve exemplar. A ver se o revejo ainda hoje, porque estar a recuperá-lo para este post deixou-me com saudades desta história!

 

3º - Fences

Outro filme nomeado para os Óscars e com o qual Viola Davis ganhou o prémio para melhor atriz secundária. Este era outro filme que tinha que estar nos meus preferidos do ano porque foi também o meu preferido dos nomeados para o Óscars. Adoro filmes que tratem os problemas sociais da América do século passado, sobretudo quando se focam nas questões da raça e este filme é tudo isso e um bocadinho mais. Ainda hoje não sei bem como é que o Denzel não venceu o Óscar com esta performance brilhante, mas os prémios não são tudo. Está à vista o trabalho que este senhor consegue fazer. 

 

2º - Get Out

Sem dúvida nenhuma, um dos filmes que mais marcou o meu ano. Não sei se foi o enredo, se foi o facto de ter ficado completamente impressionada com o desempenho do maravilhoso, do lindo e fofinho Daniel Kaluuya... não faço ideia do que foi, mas a verdade é que vi este filme no início do ano e ainda no dia de natal estivemos a discutí-lo à mesa. É um filme estranho, é violento e é uma grande dose de tensão e stress... mas eu achei incrível. Bati palminhas de contente quando soube que é um dos grandes nomeados para os Globos de Ouro 2018 e vou estar deste lado a torcer para ver o Daniel receber o prémio de melhor ator principal!

 

1º - A Bela e o Monstro

Vá, não se chateiem comigo. Eu sei que este primeiro lugar pode parecer a muitos exagerado e quiçá até parvo, mas lembro que este é o TOP aqui do blog, que é como quem diz, o meu top. E a verdade é que o filme mais lindo do meu ano foi realmente a Bela e o Monstro, versão pessoas. É também verdade que este primeiro lugar pode estar fortemente influenciado pelo facto de a versão animada ser o meu filme preferido da Disney, mas isso são pormenores. Fui assistir a este filme na semana de estreia, angustiadíssima porque pensei que fossem estragar o meu clássico. Não poderia estar mais enganada, porque parece que ainda o tornaram mais mágico. Mal posso esperar para o ver de novo... porque a minha querida Box fez o favor de não o gravar quando ele deu no passado dia 25. E não, não posso andar para trás. Obrigada NOS! 

 

Estes foram os filmes e séries que mais marcaram o meu 2017 e que também acabaram por o tornar muito mais rico e agradável. Não vou fazer contas porque vou perceber que passei realmente muitas horas do meu ano a assistir a estas coisas todas e mais umas quantas, mas não me arrependo nem um bocadinho. Que para o ano vos fale do dobro dos filmes e séries que falei este ano!

 

Bons filmes e séries são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

5 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.