Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

07
Mar17

Eles são tantos e eu não tenho tempo

Quem só ler o título vai ficar com a ideia de que tenho um conjunto vasto de pretendentes aos quais não consigo dar vazão. Ou então que estou a falar de algum tipo de caso extra-namoro do qual o meu namorado não sabe. Metade desta frase é verdade, a outra é mentira.... porque o meu namorado sabe deste affair

Estou a falar do affair que tenho com livros, como quase toda a gente que sigo aqui na blogosfera. 

 

Quando era mais nova lia que me fartava. Numa semana era capaz de ler um daqueles livros a que os não amantes de livros tão ternamente chamam de calhamaços. Os livros e a música eram a minha forma preferida de passar o tempo. 

 

 

No entanto, esse tempo que passava fez-me descobrir outras coisas maravilhosas por esse mundo fora: as séries, o cinema e - imagine-se - o YouTube. Com muita pena minha, sei que nos últimos dois anos, se li dez livros foi muito e isto quase que me faz querer bater com a cabeça na mesa. Notem: estudo letras, portanto alguns desses livros fui - literalmente - obrigada a ler. 

 

Também é verdade que, apesar de ter lido pouco neste últimos dois anos, li - como se costuma dizer - em bom. Li grandes clássicos como a "Ilíada" ou a "Odisseia". Li livros com histórias muito interessantes e sobre temáticas muito pertinentes nos dias de hoje como "Americanah" de Chimamanda Ngozi Adichie. O ano passado estava decidida a ler toda a lista dos "100 Melhores Livros de Sempre" segundo a Time Magazine. Ainda consegui ler "Anna Karenina", "O Retrato de Dorian Grey", "The Great Gatsby", "1984", "To Kill a Mockingbird" e "Drácula". Isto em dois anos. Porque ver famílias lindas no YouTube tem tão mais piada, não é? 

 

Entretanto, 2017 começou e eu estava decidida a acabar o segundo volume de Game Of Thrones que jazia na minha mesa de cabeceira há meses. Acabei-o há três dias e fechar o livro para guardá-lo na prateleira foi o relembrar de uma das minhas sensações preferidas. Acho que ali, fez-se o click que era necessário para ter uma recaída e voltar a ter um dos melhores vícios que se pode ter. 

 

No dia seguinte fui à Fnac e trouxe comigo "Admirável Mundo Novo" e "The Complete Works of Edgar Allan Poe" - ambos aconselhados por uma professora de faculdade, para a cadeira de Ficção Científica e Fantasia de Expressão Inglesa (leram bem, não estou a gozar). 

 

Ontem, uma colega trouxe-me "In The Skin Of A Lion" de Michael Ondaatje - alguém já leu algo do autor? - para outra cadeira. O que quer dizer que tenho que o ler... mas também não consigo largar o "Admirável Mundo Novo". Resultado: estou a ler dois livros ao mesmo tempo, pela primeira vez na minha vida. Até agora está a correr tudo bem, e até do que sou "obrigada" a ler, estou a gostar bastante! Adoro quando tenho professores inteligentes. 

 

No entanto, isto não deixa de ser frustante. Com as aulas, o estágio, fazer exercício todos os dias, estudar, viagens, continuar a querer acompanhar as minhas famílias no YouTube, escrever no blog, querer ler mais uma página ou duas porque não dá para largar Huxley e, pelo meio, ter umas horinhas de sono.... o meu dia precisava de, no mínimo, 30 horas para que eu conseguisse fazer tudo o que quero, com a calma que as coisas merecem. 

 

Quem inventou isso das 24 horas? Não devia haver boa literatura na altura, de certeza. 

Que andam vocês a ler nestes dias?

 

Ser rato de biblioteca é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

4 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.