Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

10
Abr17

Guardado na estante #5 | Fala-me de um Dia Perfeito

IMG_0672.JPG

 Tal como tinha escrito no meu último Guardado na Estante, decidi que a partir de agora iria intercalar um livro pesado e de leitura mais exigente com um daqueles livros bonitinhos, com histórias simples e quiçá até a roçar no fofinho. 

 

Como tal, quando terminei O Deus das Moscas, decidi pegar num dos livros que me chegou ao correio no mês passado: Fala-me de um Dia Perfeito (ou All The Bright Places) de Jennifer Niven. Parecia-me exatamente o tipo de livro que iria gostar de ler após ter terminado a obra de Golding - da qual tanto gostei. 

 

 

Podemos começar pelo peritexto - a capa é simplesmente deliciosa. Geralmente costumo gostar mais das edições originais, mas quando fui pesquisar vi que a versão portuguesa tem uma capa muito mais fofinha - sim, este é o tipo de coisas em que se repara quando lemos um livro leve. Acho que já a viram ali no meu cantinho Na Mesa de Cabeceira - pessoalmente, achei que dava um ar muito primaveril ao blog. 

 

No que toca ao livro em si, devo dizer que foi uma história que não consegui largar. Neste caso, isto acabou por se revelar uma coisa má porque ao mesmo tempo que queria saber o que se iria passar a seguir, não queria que o livro acabasse. As personagens são muito simples, e podem até parecer que não têm muita profundidade, mas visto que todo o livro gira em volta de temas como a perda e a morte - sobretudo suicídio - acabamos por sentir uma forte ligação com as várias história que estão dentro da narrativa principal. 

 

É uma história de amor que me soube mesmo bem ler. Fez-me lembrar os primeiros livros que li, estilo Diário de Sofia mas com um L de literatura ligeiramente maior. As páginas pareciam virar-se sozinhas. Nunca tinha lido nada da autora, mas a minha parte preferida foram os diálogos. Quando tento escrever algo de ficção, os diálogos são a parte onde sinto mais dificuldades porque acho que é preciso uma grande sensibilidade para ser capaz de escrever diálogos naturais, que alguém diria mesmo, quando essas pessoas não existem na realidade. Em Fala-me de um Dia Perfeito ri e chorei com as palavras que "saiam da boca" das personagens. 

 

Este livro e estas personagens tocaram-me muito a nível pessoal também. Ao fim do segundo dia a ler o livro - já tinha lido mais de metade - cheguei a dizer à minha mãe que gostava de ter lido esta história há uns anos atrás. Sendo que a voz do narrador se alterna entre o rapaz e a rapariga, conseguimos ouvir as duas perspetivas e acho que se eu tivesse lido este livro aos 15 anos, quando lidei com uma pessoa com ideias muito semelhantes às do protagonista, teria conseguido ajudar muito mais. Acho que, embora seja uma história fictícia, pode ajudar o público a perceber muito melhor certos problemas do foro psicológico e, quem sabe, talvez ajudar alguém. 

 

Não quero dar spoilers - é uma regra aqui no blog - mas tenho que dizer que o final... bem, o final deixou-me arrasada. Fiquei feliz por ter terminado o livro na cama, mesmo antes de ir dormir, porque acho que se me tivesse deparado com aquele final durante o dia, não iria ter cabeça para grande coisa. Frustante, triste mas acima de tudo, surpreendente - pelo menos para mim. A sério, mesmo nestas historiazinhas podem haver finais desses.

 

Na contra-capa, uma das críticas diz que este livro é o novo A Culpa é das Estrelas e acho que eu não poderia descrever melhor o que podemos encontrar nesta história de Jennifer Niven. Para quem está à procura ou simplesmente com saudades de uma história simples, aconselho muito. Adorei ler Niven, e estou já a pensar qual irei ler a seguir. Para além disso, achei curioso este livro fazer parte dos livros selecionados pela Zoe Sugg - uma YouTuber que sigo - para o seu bookclub. Caso queiram mais livros deste género, aconselho também a que vejam as suas primeira e segunda seleções. Ela é gira e tem um ótimo gosto para livros fofinhos. 

Podem acompanhar o meu progesso nas leituras no Goodreads.

 

4.5 em 5

 

Bons livros são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.