Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

24
Jan18

Já pode ser Carnaval??

Esta é a pergunta que eu ando com vontade de fazer. Pode ser? Pode? Sim? Vá lá!! Já esperámos tanto tempo! Eu sei que para algumas pessoas, muitas até, já começou realmente. "Ouvi na rádio que só este fim de semana é que é oficial!", disse-me ontem a minha mãe quando chegou a casa. Não, mãe. Já começou há mais tempo. Eu é que ainda não me estreei este ano! São coisas diferentes! 

 

Agora, a tradução do que acabei de dizer para quem foi ver o seu calendário e viu que o carnaval, efetivamente, é só um dia que só chega daqui a três semanas. Já sabem que sou de Torres Vedras e, que me caia um cabeçudo em cima agora se vocês nunca viram imagens do nosso carnaval - "o mais português de Portugal" - nos telejornais por esta altura do ano. O que vocês provavelmente não sabem é que aqui por Torres Vedras e arredores acontece algo que se chama "assaltos ao carnaval". 

 

Estes "assaltos" são basicamente a personificação da pergunta que dá título a este post. É uma multidão em desespero, porque não se consegue esperar mais. Então, nos sábados que antecedem o carnaval propriamente dito - de 9 a 13 de fevereiro - acontecem os "assaltos". Nestes, já toda a gente anda mascarada, já só se ouve música de carnaval. É basicamente uma tentativa de lutar contra o tempo. 

 

Os assaltos começam relativamente soft - nos primeiros vai-se vestido à civil mas com vontade de ouvir música de carnaval. Na segunda semana já se leva um chapéu, uns óculos todos malucos ou uma cabeleira. Na terceira já vamos propriamente mascarados com máscaras que gostamos, mas que não estamos a pensar usar nos dias de carnaval. No último assalto... ai, o último assalto! No último assalto já é carnaval... mas uma semana antes do previsto! 

 

Todos os anos eu digo: só vou ao último assalto. Porque é o melhor, porque depois não preciso de ficar eternamente à espera do carnaval oficial. Todos os anos falho esse objetivo e a culpa é minha e só minha porque parece que gosto de me torturar durante a semana. Eu visto-me, eu trabalho, um treino, eu vou no carro, eu estou no sofá.... e estou a ouvir música de carnaval. "Se não vou aos assaltos tenho que ir ouvir isto em casa!", penso eu a achar que vai ajudar alguma coisa. Errado, totalmente errado: quanto mais ouço em casa, mais me custa ao sábado à noite não pôr uma máscarazinha. 

 

Este ano parece ser o ano que finalmente vou conseguir cumprir a promessa de só ir no último assalto, vamos ver. Enquanto isso, enquanto esse dia não chega, vou continuando a sambar por casa e a encontrar músicas no YouTube que fico "mas eu gosto tanto deeeeeesta, que saudades de ouvir isto!!!!". É o meu pensamento constante deste que comecei nas pesquisas das minhas músicas preferidas de carnaval! 

 

No que é que eu pensei? Se eu me divirto tanto a ouvir estas músicas mesmo quando estou sozinha, se às vezes é tão difícil encontrar o nome das músicas que quero, se às vezes é difícil nos lembrarmos sequer de todas as músicas que passam no Carnaval de Torres Vedras e que adoramos... se calhar poderia partilhar a minha playlist! E foi isso mesmo que fiz!!! 

 

O vídeo de hoje é um dos mais divertidos que já gravei: dez minutos com algumas das minhas músicas de carnaval preferidas. Quando gravei este vídeo faltavam 24 dias para o Carnaval começar e a minha ideia era fazer uma playlilst de 24 músicas. Verdade seja dita, quando terminei a minha recolha de músicas e achei que tinha uma boa playlist representativa do Carnaval de Torres Vedras... tinha 47 músicas. Por isso, este vídeo vai ter duas partes. Hoje podem ficar com a parte I, que espero que vos divirta (e vos ajude a relembrarem alguns clássicos!) tanto quanto a mim!

 

 

 Carnaval & YouTube são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta. 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 22 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.