Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

29
Mai17

O fim, com amor

20170520_145458710_iOS.jpg

 O passado dia 20 de maio foi o dia que, oficialmente, marcou o final da minha licenciatura. Eu fui um dos quatro mil estudantes que se juntou na manhã daquele dia de calor, na Alameda das Universidades da Cidade Universitária. Apesar da grande dose de trabalho deste semestre se concentrar sobretudo neste último mês, a Benção das Fitas é um momento incrível, independentemente das crenças ou do trabalho que ainda falte para termos o diploma na mão. 

 

Não estive ao pé dos colegas que me acompanharam ao longo destes três anos e que tanto marcaram esta minha experiência. Não me inscrevi a tempo e por isso tive que os ver de longe, mas de todas as vezes que se ouvia o nome da nossa querida faculdade, gritei com eles. Cada vez que as suas pastas se ergueram, a minha fez exatamente o mesmo. Estive com eles, não estando. Fiquei "do lado de fora" junto de outras pessoas que também me acompanharam e me ajudaram tanto ao longo destes anos de licenciatura: os meus pais, as minhas avós e o meu Rapaz. 

 

 

Quando lá estava e ouvia as palavras que iam sendo ditas que contavam um pouco como foi para nós ser estudantes, relembrando bons e maus momentos, apercebi-me que o receber e dar fitas com palavras de amor, amizade e orgulho são uma preparação para aquele momento. Para mim, tenho a pasta mais linda do mundo. Naquelas fitas estão as mais bonitas palavras, tantas que me surpreenderam, porque não esperava ler coisas tão lindas. Tenho duas ou três que não consigo ler sem me emocionar. 

 

Depois chegou o dia da benção e confesso que estava um bocado stressada. Não saímos de casa tão cedo quanto tinhamos programado, o calor não parava de aumentar - e eu preocupada que as minhas velhotas caíssem para o lado por causa disso -, o trânsito caótico e uns 30 minutos a procurar um cantinho para estacionar o Bolinha. Comecei a ficar mesmo aborrecida porque me apercebi que, sobretudo as minhas avós, tinham ido para o calor e para a confusão para não consegui ver nada de jeito por termos chegado tão tarde. Elas disseram que foi muito bonito, e mesmo que não tenham achado e que tenham feito um esforço enorme, eu acredito nelas. 

 

 20170520_144323437_iOS.jpg20170520_144507680_iOS.jpg

 

A cerimónia foi linda, mas aquele momento da benção propriamente dita, ainda por cima mesmo em frente à casa que me acolheu neste três anos, é indescritível. Quando recebemos a benção, de pastas no ar... não consegui conter mais as lágrimas. Tinha ali comigo as pessoas mais importantes da minha vida e estava a abençoar as palavras lindas que me escreveram, assinalando assim o momento em que termino o meu curso superior. É surreal pensar nisto assim. 

 

Apesar de serem tantas as pessoas que têm uma licenciatura, não posso desvalorizar aquilo que agora estou a concluir. Era um sonho, sempre foi, ser licenciada. É um orgulho para mim pensar que sou a terceira pessoa da família a ter um curso superior. É uma alegria para mim ter tido a sorte de ter duas avós babadas ao meu lado para comemorarem este marco na minha vida. É outro sonho ter um Rapaz que me acompanha, que está ao meu lado e que festeja as minhas vitórias como se fossem dele. É incrível ter uma família que me inundou de amor durante aqueles dias. 

 

20170520_105513641_iOS.jpg20170520_145414254_iOS.jpg

 

Vai custar abandonar a Faculdade de Letras. Foi a minha segunda casa nos últimos três anos onde aprendi mais sobre mim e sobre o mundo. Lá, aprendi a acreditar em mim. Se calhar, se não tivesse ido para aquela casa, este blog não existia. Se calhar ainda lia Margarida Rebelo Pinto. Se não tivesse ido para aquela casa não saberia que dar aulas pode ser também um sonho. Se calhar ainda achava que queria ser jornalista. Se não tivesse ido para aquela casa, não seria a pessoa que sou hoje.

 

Foram os melhores anos da minha vida até agora e é surreal pensar que estão a terminar. Com todos os problemas que tem, toda a má gerência, os microondas que são poucos, as salas que são quentes e as cadeiras partidas... eu amo aquela faculdade e devo-lhe muito. Até nos momentos em que me senti injustiçada, nos momentos em que tive vontade de queimar os apontamentos na lareira, aprendi sempre alguma coisa. Para ter tido um dia como foi o dia da Benção das Fitas faria tudo mais dez vezes. 

 

Obrigada FLUL, foi incrível!

 

Estar licenciada é (Sinónimo de) Carmezim. 

Marta.

 

7 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.