Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

15
Jan18

O sismo veio e eu paniquei

Se eu alguma vez pensei que iria começar a semana a escrever sobre isto. Quando isto aconteceu até achei que estava a alucinar. Tantas e tantas vezes que tinha imaginado este cenário e quando ele realmente acontece, entrei em pânico na mesma. Como se nunca me tivesse passado pela cabeça que isto pudesse acontecer - e isso não poderia ser uma mentira maior. 

 

Dito assim pode parecer-vos estranho, mas é mesmo verdade - eu penso imenso nestas coisas, sobretudo desde os incêndios no passado outubro. Por ter vivido e visto os fogos tão de perto apercebi-me que não estamos mesmo preparados para um possível desastre. Desde aí que, especialmente quando estou na cama e me custa a adormecer, penso em planos para diminuir danos em caso de emergência. Ao ver aqueles fogos percebi também que as coisas podem mudar em segundo e que todos contam. Não podemos hesitar. 

 

Por tudo isto, caso não tenham ainda percebido, desastres naturais são o maior medo da minha vida. Tudo o que seja fogos, tremores de terra, furacões e coisas do género deixam-me paralisada de medo. A parte do "paralisada" é que tento contornar porque a única coisa que tenho mais medo do que desastres naturais é mesmo de morrer - e paralisar nesses cenários pode ser fatal. De repente, isto ficou muito dark, não foi?

 

Passaram três horas desde que senti o meu quarto a tremer e parece que ainda estou meia estranha. Estava ainda na cama, mas já estava acordada. Estava a ler uns emails que tinham caído durante a madrugada. A primeira e única vez que senti um sismo foi há muitos anos, era eu uma criança pequena. Lembro-me de ouvir os copos de cristal da sala a tilintar dentro dos armários, mas como era tão pequena, nem tive noção do que realmente se estava a passar. Hoje, a história já foi outra. 

 

Para quem não sabe, o meu quarto é num sotão, todo em madeira - móveis, teto, chão, TUDO! Deitada na cama comecei a aperceber-me que algo se passava por causa do barulho. Parecia que estava um gigante a andar em cima do telhado - ou isso ou um bicho mutante. Algo enorme, que provocava um som seco e que fazia a madeira dos meus móveis ranger. Depois do que me pareceram uns dois segundos a ouvir estes barulhos, senti a cama tremer. A cama tremeu por todos os lados e nem queria acreditar! 

 

homer simpson hut GIF

 

Tantas vezes que tinha imaginado este cenário, e em todos eles eu achei que 1º iria logo perceber o que se passava e 2º que ia saltar prontamente da cama. Enganei-me. Eu tive que me forçar a sair da cama. Saltei da cama sim, mas as minhas pernas pareciam ter 30 quilos cada uma. O pânico é realmente a coisa mais irracional no ser humano. Tinha o coração a bater a mil por hora e o meu corpo só queria ficar ali à espera que tudo passasse. Mas não podia ser. 

 

Assustada, salta da cama e saí a correr escadas abaixo. Esta é a parte que não me lembro, se calhar voei até ao andar de baixo. A partir daqui segui o meu plano, engendrado numa dessas noites em que não conseguia dormir. Desci escadas abaixo o mais rápido possível e fiquei na ombreira da porta para ver se continuava e precisava de ir para a rua - num sítio seguro nestes casos - ou se já tudo tinha passado. 

 

Felizmente passou. Mas valeu o susto. Tive que me sentar no sofá durante alguns minutos até conseguir voltar a controlar a minha taquicardia descontrolada. Nunca me assustei tanto em tão pouco tempo. Foi um treino para perceber que por muito que pense nestas coisas, quando elas acontecem, a coisa já muda de figura. Felizmente, foi só mesmo um susto. Raio de maneira de começar a semana.

 

Panicar é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.