Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

18
Abr17

Salteadora do livro perdido

Há uns meses, quando dizia a alguém o nome do meu curso e o que queria fazer a seguir - entenda-se museus e instituições do género - a resposta que obtive foi "Exato, queres estar lá no teu cantinho, a ter dias tranquilos, na boa!". Na altura concordei, mandei um "É isso mesmo!" para o ar e a conversa acabou por ali. Com o início do estágio apercebi-me que nos bastidores daquilo que o público vê numa exposição, passa-se muito mais do que se imagina. Não é nem o trabalho mais perigoso nem mais stressante do mundo, pelo menos para alguém que tenta começar agora a carreira - mas há lá malta que passa o dia a correr!

 

Esta semana fui convidada a ajudar na biblioteca. Visto tratar-se de uma experiência nova - e que vai fazer o meu relatório de estágio ficar muito mais bonito - não hesitei em aceitar. Os últimos dois dias foram passados no meio de livros sobre história geral e história de Portugal - um verdadeiro sonho!

 

 

Se, quando há uns meses disse que queria trabalhar em museus, apelidaram essa profissão de "tranquila", faço ideia do que diriam se eu dissesse que estive a trabalhar numa biblioteca! Ora, meus caros, tenho que vos dizer que neste momento vos escrevo com as pernas e os meus pequenos bracinhos a latejar - sim, isto fraquejou bastante desde que deixei o ginásio. É que vocês não imaginam o que é desempacotar CINCO MIL livros, organizá-los por temas, por números e depois, colocá-los nas estantes certas. Ah, tudo isto, claro, enquanto se desce e sobe escadotes. Tudo isto também enquanto se tem quase dois metros de cabelo coberto de pó, que vai para o nariz, faz espirrar e quando damos por isso já estamos a limpar o nariz com luvas de latex.

 

 

Apesar de tudo isso, está a ser uma experiência mesmo gira, e passo as mãos por livros lindos lindos lindos, daqueles mesmo a desfazerem-se - hoje peguei numa biografia do Marquês de Pombal que foi publicado em 1882! Entretanto, lá no meio das estantes, encontrei as que diziam "Literatura" e fui a correr ver as relíquias que lá estavam. Entre livros lindíssimo, edições de fazer chorar, encontrei um livro muito curioso: "Novelas Eróticas do séc. XIX". Tive que me rir - qual Fifty Shades!

 

Esta descoberta lembrou-me de que há já algumas semanas que vos quero pedir um favor: numa aula de Fantasia e Ficção Científica, ouvi um escritor do género falar sobre uma editora que publicou há uns anos uma tradução de um livro de Sartre, livro esse que o escritor em questão apelidou de "o livro mais chocante da história da humanidade". Ora, eu como adoro gente que escreve em momentos em que não está muito boa da cabeça, fiquei extremamente curiosa. 

 

Obviamente que isto é muito pouca informação - acreditem, não resulta pesquisar no Google por "Sartre livro chocante" ou "Sartre livro polémico". Algum de vocês, meus queridos leitores, faz a mínima ideia de que livro se trata? Ficaria eternamente grata. Entretanto, a partir da próxima quarta-feira, estão à vontade para visitar a biblioteca de Fundação Portuguesa das Comunicações. Tem livros lindos! - e se encontrarem algum no sítio errado, sabem onde vir reclamar.

 

Marta bibliotecária é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta. 

1 comentário

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.