Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

07
Dez17

Sobre viver no campo

Não tinha planeado escrever sobre nada disto que vos estou prestes a escrever. Aliás, esta mudança de tema não aconteceu sequer há mais de 10 segundos. Vinha aqui falar-vos de mais uma série da Netflix que eu adorei e que me deu alguns pesadelos, mas que nem por isso queria menos partilhá-la com vocês. Sentei-me onde me sento todos os dias para escrever no blog, o meu sítio preferido: na mesa da sala. A sala é grande e espaçosa e parece que há espaço para todas as palavras que tenho na cabeça. Escrevo a esta hora porque normalmente estou sozinha e, apesar de ser capaz de escrever com pessoas à minha volta, esta é a minha forma preferida de escrever. A melhor parte? As duas janelonas enormes, do chão até ao teto, que me rodeiam. 

 

Geralmente gosto delas apenas porque entra muita luz e, nestes dias em que a casa é um autêntico gelo, gosto também se sentir o quentinho do sol da entrar. Torna a experiência de escrever nesta mesa muito mais agradável - caso contrário, já nem conseguia mexer os dedos no teclado, tal seria o frio! Hoje quando aqui me sentei estava tudo igual aos outros dias, os meus olhos é que olharam à volta com olhos de ver e é esse o tema deste meu "post surpresa". 

 

Apesar de adorar estar dentro de casa a ouvir a chuva, hoje gostei do sol gelado. Olhei lá para fora, para a paisagem que está aqui ao meu lado TODOS os dias e reparei nas cores incríveis desta paisagem. Ontem vi um programa na SIC Caras chamado Posso Entrar? em que mostraram uma Penthouse no centro de Lisboa absolutamente incrível. Quando foram à varanda eram só prédios e mais prédios. Olho para fora da minha janela e a inveja daquele closet e daquela casa de banho com banheira de hidromassagem passa logo. 

 

Quer tenha sido a estudar ou a trabalhar, sempre que dizia que era destes lados, toda a gente ficava chocada. Faziam-me logo muitas perguntas sobre a que horas acordo, a que horas chego a casa e quantas horas demoro a chegar a Lisboa. Uma coisa não posso negar: é chato e cansativo. É tudo isso em dias bons, porque se temos o azar de apanhar a Feira da Malveira ou um acidente na A8, já vamos demorar o dobro do tempo a chegar a Lisboa ou a casa. Às vezes não é fácil e ficamos a rogar pragas à terrinha e vamos a correr para sites de casas e quartos em Lisboa. 

 

Quando pensamos nisso pode parecer muito apetecível. Se não fosse o tempo desperdiçado em viagens certamente haveria mais tempo para estar com os amigos, com o namorado, íamos mais vezes ao cinema, havia tempo para o ginásio durante a semana sem ter que acordar a horas pouco aconselháveis.... mas não. Pensar que depois de um dia de trabalho em que tudo estivesse a correr mal só teria a hipótese de continuar a viver na confusão, seria ainda pior a emenda que o soneto. 

 

Obviamente que quem nunca conheceu mais nada não se importa de, depois da confusão do trabalho ir para um ginásio completamente lotado, ouvir buzinadelas no caminho para casa, para depois lá chegar e continuar a ouvir toda a confusão lá fora. Agora, quando vivemos num sítio como o que eu tenho a sorte de viver, seria só parvo optar por sair daqui para o meio da confusão. Não digo "nunca" porque não sei o dia de amanhã, mas uma coisa é certa: enquanto poder escolher, não vou sair daqui destas redondezas. 

 

IMG_3570.JPG

 

Mesmo naqueles dias em que saímos tão cedo e chegamos tão tarde que não vemos o que nos rodeia em plena luz do dia, viver aqui vale a pena pelos dias mais leves, os feriados e os fins de semana em que podemos acordar e dar de caras com o que eu dei hoje. Não se ouve um carro e hoje nem vento nem chuva. Hoje olho para fora da janela e parece que vivo dentro dum postal e é reparar nestas coisas que faz valer a pena aguentar os chatos dos autocarros. 

 

A Terrinha é (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

5 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Sou a Marta e gosto de escrever umas coisas de vez em quando.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.