Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(Sinónimo de) Carmezim

(Sinónimo de) Carmezim

11
Jan18

Um trabalho na mão ou dois a voar?

Sabem quando estamos com aqueles dilemas mesmo mesmo grandes? Aqueles que nos fazem perder o sono quando nos deitamos à noite e que nos fazem ficar a olhar para o nada durante o dia, completamente perdidos nos nossos pensamentos? Aqueles dilemas que são tão grandes, tão grandes, que ficamos excessivamente baralhados ao ponto de acabar por não fazer nada de nada?

 

Pois. É o caso. Ando completamente baralhada e detesto esta sensação. Sempre sofri do grande defeito de pensar demasiado nas coisas. Com o tempo, isso acabou por dar origem a outro traço de personalidade que tanto pode ser uma grande qualidade, como um defeito incapacitante: tenho que ter um objetivo. Não gosto de estar a trabalhar sem ter um objetivo bem definido no horizonte. Não gosto de estar a fazer as coisas sem saber exatamente porque é que as estou a fazer. Isso quase que me dá mais ansiedade do que este dilema que vos falo hoje. 

 

Lá está: isso pode ser muito bom porque é fácil sentir-me motivada para algo, mesmo que custe ao início. Por outro lado, a definição desse objetivo pode levar à loucura, especialmente quando temos vários objetivos e não sabemos para qual trabalhar primeiro. No meu caso, é bom ter ao meu lado uma pessoa que consegue ser, por vezes, o total contrário. O meu Rapaz é o descontraído, o "deixa ver no que isto dá" e se correr bem para o nosso lado, melhor. Ele vai definindo os objetivos ao longo do tempo, eu nem tanto. 

 

Pondo as coisas nestes termos podem imaginar as ânsias que me dá o mês de janeiro que é, cronologicamente, o mês ideal para definir o que se quer fazer e porque é que se quer fazer. A minha questão, o meu grande grande dilema, diz respeito ao "o que se quer fazer". Aqui, a minha ansiedade dispara porque só penso naquele ditado do "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar". 

 

Tenho uma boa oportunidade no horizonte. Não sendo perfeita, não sendo o ideal, é uma boa oportunidade para começar a minha carreira. É na minha área, conheço o trabalho, conheço as pessoas e adoro ambos. No entanto, não sei quando é para começar. Era para ter sido este mês e não foi e ninguém me dá garantias que seja no próximo. Já ouvi de pessoas que, à pala dos atrasos do Centro de Emprego, esperaram 9 meses. No que é que isso me faz pensar? Que se calhar deveria procurar outras coisas para me ocupar nos meses em que estiver à espera. 

 

frustrated head GIF

 

Mas aqui colocam-se outras questões. Da mesma maneira que se calhar posso só começar a trabalhar daqui a 9 meses, também pode ser já para o próximo mês. E depois, como é que se faz? Quando temos uma oportunidade boa devemos ficar quietos e aproveitar ou continuar a procurar pela oportunidade perfeita? Então e se no meio dessa procura, perdemos aquela que já tínhamos à nossa espera? 

 

Tal como os telefonemas chatos da MediaCare e as filas no centro de emprego, também nunca ninguém me avisou que a vida de adulto tem destes dilemas de tirar o sono. Com o resto até consigo lidar e até já gosto de fazer quase todas as tarefas domésticas... mas isto é de deixar uma pessoa completamente à nora.

 

Dilemas são (Sinónimo de) Carmezim.

Marta.

 

2 comentários

Comentar post

Sinonimo de Carmezim

Por detrás deste blog está a Marta. Com 23 anos, saloia de gema, criou este cantinho onde vão poder encontrar tudo o que é sinónimo da sua pessoa.

ÚLTIMO VÍDEO

instagram

Find me on facebook

Parcerias

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.